• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ARIANA MUNIQUE TEIXEIRA PIMENTEL - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (552.8Kb)
Data
2019
Autor
Teixeira, Ariana Munique
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base em alguns teóricos, que tratam sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s), sabe-se que os jogos e suas formas de representações facilitam o aprendizado dos alunos. Para fundamentar esse estudo foi verificado como os recursos da gamificação e dos games nas atividades em sala de aula podem contribuir para o aprendizado do aluno de maneira prazerosa. Foi utilizado o método dedutivo para essa pesquisa porque visa à confirmação de hipóteses. Os procedimentos realizados enfatizaram o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado e as observações sobre a prática do professor em sala de aula. Assim, apresenta-se neste artigo o protótipo para o ensino de números complexos direcionado para alunos dos anos finais do Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvido esse protótipo de jogo, utilizando-se o software educativo Scratch que tem como objetivo despertar e motivar o interesse dos alunos para as aulas de matemática através do lúdico que torna a aprendizagem mais interativa. O jogo intitulado “Memórias Complexas” foi criado de forma que estabelece cartas com números complexos e seus respectivos conjugados complexos. O uso deste jogo possibilita compreender o conteúdo dos números complexos e contribui de forma eficaz para a utilização de outras maneiras de ensino-aprendizagem transformando o ambiente escolar. E na busca do estreitamento da relação professor e aluno para obtenção de uma aprendizagem significativa e dinâmica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1272
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV