Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática
Resumo
O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais,
principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes.
Com base em alguns teóricos, que tratam sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s),
sabe-se que os jogos e suas formas de representações facilitam o aprendizado dos alunos. Para fundamentar esse
estudo foi verificado como os recursos da gamificação e dos games nas atividades em sala de aula podem
contribuir para o aprendizado do aluno de maneira prazerosa. Foi utilizado o método dedutivo para essa pesquisa
porque visa à confirmação de hipóteses. Os procedimentos realizados enfatizaram o levantamento bibliográfico
sobre o tema estudado e as observações sobre a prática do professor em sala de aula. Assim, apresenta-se neste
artigo o protótipo para o ensino de números complexos direcionado para alunos dos anos finais do Ensino
Médio. Para isso, foi desenvolvido esse protótipo de jogo, utilizando-se o software educativo Scratch que tem
como objetivo despertar e motivar o interesse dos alunos para as aulas de matemática através do lúdico que torna
a aprendizagem mais interativa. O jogo intitulado “Memórias Complexas” foi criado de forma que estabelece
cartas com números complexos e seus respectivos conjugados complexos. O uso deste jogo possibilita
compreender o conteúdo dos números complexos e contribui de forma eficaz para a utilização de outras
maneiras de ensino-aprendizagem transformando o ambiente escolar. E na busca do estreitamento da relação
professor e aluno para obtenção de uma aprendizagem significativa e dinâmica.