• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital

Thumbnail
Visualizar/Abrir
FERNANDA GABRIELLY TERRA MOURA - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (873.5Kb)
Data
2019
Autor
Moura, Fernanda Gabrielly Terra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em uma nova estrutura, o que se entende por sociedade em rede. Apesar de haver um sentido de globalização nessas transformações, existe também uma fricção entre as apropriações locais e as tendências globais. Além da questão espaço-temporais, deve-se considerar como as distintas gerações utilizam essas tecnologias. Entendendo que o espaço escolar e a sala de aula dialogam constantemente com as mudanças ocorridas na sociedade, deve-se discutir as apropriações das TDICs e sua relação com as formas de ensinar e aprender. Essa pesquisa se propôs a investigar a complexidade das TDICs considerando o ensino de história na educação de jovens e adultos (EJA). Entendendo o lugar desprivilegiado dessa modalidade, é relevante investigá-la como ambiente plural não apenas para a questão sociocultural como também sob o ponto de vista geracional, incluindo nesse debate docentes e estudantes. Através de uma análise empírica por meio de entrevistas para os professores e alunos, e questionários para os alunos, objetivou-se compreender a complexidade das TDICs para o ensino de História na EJA, mais especificamente no C. E. Miguel Couto (NEJA), em Cabo Frio-RJ e no CEJA em Arraial do Cabo-RJ. Intende-se, assim, traçar paralelos entre ambas instituições que fazem parte da SEEDUC do Estado do Rio de Janeiro.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1270
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV