• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - Silvana Marcelina dos Santos (392.0Kb)
Data
2018
Autor
Santos, Silvana Marcelina dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores democráticos de respeito à diversidade política, religiosa, sexual, de gênero e de raça/etnia. Para tanto, parto de uma retrospectiva histórica para entender sobre que bases constituímos nossas relações sociais, sobretudo, a nossa vivência democrática. Nesse contexto, assumo a educação, tão conclamada pelo povo, como uma ferramenta importante no processo de enfrentamento à intolerância e aos discursos de ódio. A partir daí, busco refletir sobre que paradigma é possível construir um projeto de educação crítica. O estudo centra-se na educação museal e nas disputas que estabelece em torno de concepções de educação, pautado sobretudo na relação escola-museu. Nossa hipótese de pesquisa é a de que as relações entre o campo cultural e o sistema de ensino formal devam estabelecer-se com vistas à construção de um mesmo projeto de educação. Escolas e museus podem construir juntos propostas pedagógicas que fortaleçam as potências tanto do campo da cultura quanto do campo educacional, ao mesmo tempo que contribuam para superar as barreiras simbólicas que circundam às instituições. Proponho que a educação museal se pense além do espaço museológico, se pense como parte fundamental da trama que tece um projeto de educação brasileira.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1424
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV