Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira
Resumo
Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização
e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades
para o fortalecimento dos valores democráticos de respeito à diversidade política, religiosa,
sexual, de gênero e de raça/etnia. Para tanto, parto de uma retrospectiva histórica para
entender sobre que bases constituímos nossas relações sociais, sobretudo, a nossa vivência
democrática. Nesse contexto, assumo a educação, tão conclamada pelo povo, como uma
ferramenta importante no processo de enfrentamento à intolerância e aos discursos de ódio.
A partir daí, busco refletir sobre que paradigma é possível construir um projeto de educação
crítica. O estudo centra-se na educação museal e nas disputas que estabelece em torno de
concepções de educação, pautado sobretudo na relação escola-museu. Nossa hipótese de
pesquisa é a de que as relações entre o campo cultural e o sistema de ensino formal devam
estabelecer-se com vistas à construção de um mesmo projeto de educação. Escolas e
museus podem construir juntos propostas pedagógicas que fortaleçam as potências tanto do
campo da cultura quanto do campo educacional, ao mesmo tempo que contribuam para
superar as barreiras simbólicas que circundam às instituições. Proponho que a educação
museal se pense além do espaço museológico, se pense como parte fundamental da trama
que tece um projeto de educação brasileira.