Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
Resumo
O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes
sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino,
em um processo que se inicia no espaço e no tempo da escola, mas se estende ao
Ciberespaço. Com essa finalidade, o procedimento técnico deste trabalho foi dividido
nas seguintes etapas: Primeiro uma pesquisa teórica bibliográfica,para compreender
melhor o ciberespaço e como a forma de comunicar por meio dele pode sugestionar
o trabalho docente. A partir dessas leituras foi possível refletir que, para encontrar
ferramentas digitais e pensar em práticas de ensino que se aproximassem do perfil
de alunos nativos da cultura digital,era essencial que elas favorecessem o trabalho
docente enquanto incitador de um processo de aprendizagem construído de forma
colaborativa e não baseado no paradigma transmissão de conhecimento.Com esse
entendimento partiu-se para segunda etapa, que também consistiu em uma
pesquisa teórica bibliográfica, realizada a partir da leitura de trabalhos que tratavam
a mesma temática deste estudo e por fim, explorou-se essas três redes onde foram
encontrados recursos com potencial didático, o que tornou possível sugerir ações a
professores que desejam utilizar essas plataformas.