• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa

Thumbnail
Visualizar/Abrir
EDNEA BRITO DA SILVA - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (472.3Kb)
Data
2019
Autor
Silva, Ednéa Brito da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. Dessa forma, buscou-se embasamento teórico nas teorias cognitivista da Aprendizagem significativa, de David Ausubel, e, socioconstrutivista, de Paulo Freire, aliadas às concepções sobre planejamento escolar oriundas de Vasconcellos e Libâneo. A aprendizagem significativa se formaliza quando o conhecimento a ser construído se relaciona com o conhecimento prévio do aluno sobre o que se quer aprender para, assim, resultar em um produto final. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), agregadas a um bom planejamento, podem contribuir para a qualidade dessa aprendizagem e, para isso acontecer, a sondagem e/ou investigação desses conhecimentos dos aprendizes se faz necessária. A reflexão crítica do professor sobre sua prática de ensino, também, é aspecto que colabora de forma significativa para o ensino. Este trabalho, de natureza investigativa, buscou através de pesquisas bibliográficas desenvolver um plano de aula, utilizando a Aprendizagem Significativa com auxílio das TIC’s com a intenção de despertar a reflexão sobre a importância, na contemporaneidade, do planejamento das tecnologias nos planos de aula de Matemática e propiciar alguma possibilidade que tenha significado para o aluno na construção da aprendizagem e não, apenas, mostrar os detalhes da construção de um plano de aula.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1271
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV