Ondas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro
Resumo
A presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da
Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia,
política, noções sobre cidade, cidadania, direitos culturais e o papel da subjetividade e também
a partir de pressupostos sobre educação musical não formal com objetivos sociais. A questão
norteadora desta pesquisa foi descobrir quais transformações sociais podem ser obtidas através
de um projeto cultural e de uma pesquisaação em educação não formal de música em cidades
periféricas do Rio de Janeiro. Os projetos Ondas Musicais (Mesquita) e o Música e Inclusão
(Duque de Caxias) foram acompanhados durante o período de aproximadamente um ano.
A metodologia fez uso de revisão bibliográfica, dos documentos dos próprios projetos e
observação participante dos projetos delimitados às turmas de violão. A observação permitiu a
produção de relatos de experiência e possibilitou um levantamento de dados que serviu para
subsidiar as análises e reflexões. A hipótese da plausibilidade das transformações sociais se
mostrou verdadeira, porém sob certas condições, focadas no indivíduo e sem ceder a uma visão
redentora dos projetos culturais ou da própria música. A pesquisa se mostrou proveitosa para
os projetos estudados e sua efetivação buscou contribuir para a produção de conhecimento que
possa servir aos interessados em promover ações na área da música.