Navegação Multidisciplinar por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 55
-
Ondas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)A presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia, política, noções sobre cidade, ... -
Cultura Empreendedora: uma oficina sobre empreendedorismo e produção cultural
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Em 2008 o Congresso instituiu a Lei Complementar nº 128 com uma nova forma de tributação jurídica para pequenas empresas. O regime SIMEI - Simples Nacional para o microempreendedor foi desenhado para possibilitar a ... -
Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores ... -
O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Neste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais, refletindo acerca das representações geradas a partir desta ... -
A Juventude e a Apropriação da Cidade: Rodas culturais na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Essa pesquisa tem como objetivo apresentar algumas reflexões produzidas a partir de investigações acerca dos processos socioculturais e das intertextualidades que relacionam as especificidades da juventude, a ... -
Arte das Quebradas: Mostra Artística e Cultural da Periferia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)O presente memorial descritivo do produto cultural realizado visa descrever o processo da criação, produção e realização de uma Mostra artística e cultural com apresentação de diversas linguagens; entre elas: fotografia, ... -
Ere Muyá: Histórias da Cobra Grande
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Pesquisa teórica e prática com vistas à produção de uma performance artística acerca da Cobra Grande enquanto figura mitológica que permeia o imaginário popular brasileiro e de outras culturas relacionando-se aos mitos ... -
Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base ... -
CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em ... -
Os anéis olímpicos no ensino de educação física: uma proposta de produto educacional digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho de conclusão de especialização, realizado no formato de artigo, versa sobre tecnologias da informação e comunicação na Educação Física. O seu objetivo geral foi elaborar um produto educacional digital e ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, ... -
Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino, em um processo que se inicia no espaço e no tempo da ... -
As Relações Interpessoais na Modernidade Líquida e suas influências no ambiente educacional.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente memorial é registro da realização de uma instalação artística interativa com elementos sonoros e visuais que abordou a temática das relações interpessoais na modernidade líquida e como elas influenciam o ... -
Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Só mais um Silva ou o dia em que virei cidadão: Perspectivas Autobiográficas sobre Juventudes e Construção de Identidades
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo apresentar perspectivas autobiográficas sobre a construção das identidades, por meio de narrativas exclusivas de três jovens oriundos da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, que ... -
O que sabemos e como sabemos sobre África? - Experiências da docência no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Ao direcionar a experiência docente, aporte teórico, e abordagens no livro didático sobre o continente africano, foi possível constatar a contradição escalar de um espaço geográfico múltiplo em seus contextos e tempos ... -
Curso de Extensão “Outras Histórias da Arte: propondo reflexões críticas sobre a produção visual contemporânea nas periferias”
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca problematizar as produções do cenário contemporâneo das artes visuais da/e na Baixada Fluminense, com enfoque nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo. O projeto tem como proposta o fortalecimento ...