• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - Elineide Camelo Nunes e Paula Gabriela Maske (474.9Kb)
Data
2023
Autor
Nunes, Elineide Camelo
Maske, Paula Gabriela
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida em que seus princípios e conceitos podem ser utilizados na resolução de problemas, em especial os conceitos relacionados ao pensamento computacional. O trabalho traz como proposta uma sequência didática tendo como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental, aliando habilidades relacionadas ao pensamento computacional e outras áreas de conhecimento por meio de prática com Computação Desplugada. A metodologia envolveu uma pesquisa de natureza exploratória, com coleta e discussão de referenciais teóricos sobre as temáticas abordadas, bem como a estruturação de uma proposta contendo uma sequência didática aplicável a estudantes de 2o ano do Ensino Fundamental, envolvendo as áreas de computação, matemática, língua portuguesa e geografia. Por nossa experiência como docentes, nossa inspiração é a de turmas de Ensino Fundamental da rede municipal de Rio das Ostras. O detalhamento indica ser possível trabalhar com habilidades da Base Nacional Comum Curricular, tanto das áreas de conhecimento regulares como as habilidades para a Computação, recentemente inseridas em documento próprio. A proposta se mostra viável de ser replicada em turmas e escolas diferentes com materiais simples, especialmente aquelas com carência de recursos tecnológicos, promovendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas a algoritmos, abstração e pensamento computacional como um todo, em um contexto além da área de computação. O trabalho abre espaço para possíveis relatos e amostragens sobre o tema já que a sequência didática proposta não foi realizada, mas foi pensada de modo a servir como ideia e dica para trabalhar a Computação de maneira desplugada.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/956
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV