Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental
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Data
2023Autor
Nunes, Elineide Camelo
Maske, Paula Gabriela
Metadata
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As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm
afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é
vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida em que seus
princípios e conceitos podem ser utilizados na resolução de problemas, em especial
os conceitos relacionados ao pensamento computacional. O trabalho traz como
proposta uma sequência didática tendo como público-alvo estudantes do Ensino
Fundamental, aliando habilidades relacionadas ao pensamento computacional e
outras áreas de conhecimento por meio de prática com Computação Desplugada. A
metodologia envolveu uma pesquisa de natureza exploratória, com coleta e discussão
de referenciais teóricos sobre as temáticas abordadas, bem como a estruturação de
uma proposta contendo uma sequência didática aplicável a estudantes de 2o ano do
Ensino Fundamental, envolvendo as áreas de computação, matemática, língua
portuguesa e geografia. Por nossa experiência como docentes, nossa inspiração é a
de turmas de Ensino Fundamental da rede municipal de Rio das Ostras. O
detalhamento indica ser possível trabalhar com habilidades da Base Nacional Comum
Curricular, tanto das áreas de conhecimento regulares como as habilidades para a
Computação, recentemente inseridas em documento próprio. A proposta se mostra
viável de ser replicada em turmas e escolas diferentes com materiais simples,
especialmente aquelas com carência de recursos tecnológicos, promovendo o
desenvolvimento de habilidades relacionadas a algoritmos, abstração e pensamento
computacional como um todo, em um contexto além da área de computação. O
trabalho abre espaço para possíveis relatos e amostragens sobre o tema já que a
sequência didática proposta não foi realizada, mas foi pensada de modo a servir como
ideia e dica para trabalhar a Computação de maneira desplugada.