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Cartilhas sobre o transtorno do espectro autista para a educação: uma análise sob a ótica da neuroeducação.

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Trabalho de Conclusão de Curso de Marianna de Miranda Lessa Sousa (1.069Mb)
Data
2023
Autor
Sousa, Marianna de Miranda Lessa
Metadata
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Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum que atinge entre 1% e 2% da população mundial. Entre suas características comuns estão os déficits cognitivos centrais em comunicação, interação social, padrões de comportamento restritivos e repetitivos. A amplitude de questões que envolvem esse transtorno necessita de um olhar atento dos profissionais da educação, cabendo destacar a importância dos conhecimentos que estão sendo produzidos em Neurociências, Psicologia e Educação, que juntos são compreendidos como fenômenos de pesquisa da Neuroeducação. A educação inclusiva, baseada nestes conhecimentos, auxilia na escolarização como um instrumento transformador na vida de um aluno autista, pois grande parte do seu tempo ele passa na escola. Nesse contexto, a cartilha é uma boa estratégia para simplificar o conhecimento científico para uma linguagem mais popular e acessível, tendo em vista a necessidade de ampliação dos conhecimentos no âmbito escolar que envolvem o TEA. Este trabalho de conclusão de curso se fundamentou em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, de estratégia de revisão bibliográfica-narrativa, com a interpretação das informações sujeitas à subjetividade dos autores e o estudo foi organizado segundo a análise do conteúdo. Nosso objetivo buscou identificar e analisar as cartilhas sobre o autismo para a educação sob a ótica da Neuroeducação. Para tal, buscamos cartilhas disponíveis na plataforma eletrônica do Google Acadêmico e nesta análise nos empenhamos em relacionar os parâmetros dos 14 princípios de Tokuhama-Espinosa para a Neuroeducação com as práticas de ensino voltadas ao autismo. Inicialmente foram identificadas 34 cartilhas sobre o TEA produzidas e disponibilizadas entre 2013 e 2023, todas apresentam informações muito relevantes. Destas, 11 cartilhas sistematizam conteúdos que envolvem a educação e o conhecimento sobre o TEA. Ao final de nossa análise, constatamos que nenhuma cartilha para a educação cita explicitamente as contribuições da Neuroeducação, de acordo com os 14 princípios da Tokuhama-Espinosa, que possam impactar no processo de aprendizagem das pessoas com autismo. Com os resultados alcançados consideramos que se faz necessário aprofundar a perspectiva da Neuroeducação nos materiais que tem como objetivo chegar aos profissionais de educação, especialmente os que atuam diretamente com alunos com TEA. Ao verificarmos que a Neuroeducação ainda precisa ser melhor divulgada e sistematizada nas cartilhas eletrônicas para o autismo, esperamos que este trabalho seja um material de apoio para que outras pesquisas possam refletir, construir e reconstruir, cartilhas sobre o autismo com base nessa abordagem mais integradora da educação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1201
Collections
  • Ciências Humanas

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