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Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA

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TCC - Bárbara Santos Bezerra da Silva (1.804Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Bárbara Santos Bezerra da
Metadata
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Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de Alfabetização, disponibilizado na plataforma do Ministério da Educação (AVAMEC). O público- alvo desse curso são alfabetizadores, e ele foi adotado, como formação continuada de seus professores, pela Secretaria de Educação de Nova Iguaçu (RJ), nos anos de 2021-2022. Investigou-se se o material é baseado nos princípios do alfabetizar letrando, pressupostos contemporâneos para aquisição da leitura e escrita. O curso é composto por vídeos e materiais complementares, nos quais se ressaltam os benefícios do método fônico para a formação de leitores e produtores de texto. Os resultados da análise evidenciaram que o foco em um único método não favorece essa formação, especialmente ao se considerar apenas o método fônico, que se volta para a aquisição estrutural do código da língua em detrimento do letramento. Contemporaneamente, entende- se que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma simultânea, portanto não se pode deixar de lado o uso contextual da língua em favor de uma abordagem que tem como base somente a decodificação e codificação da escrita. A metodologia adotada foi a análise documental, tendo como referência o material SORA e textos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como aporte teórico, foram considerados trabalhos de Adams (2006), Albuquerque e Boto (2020), Arruda (2022), Leal (2019), Nogueira e Lapuente (2022), Soares (2004; 2009; 2016; 2019; 2022), Zabala (1998), entre outros.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/957
Collections
  • Ciências Humanas

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