• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Ciências Humanas por título 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas por título
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ciências Humanas por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 30-49 de 57

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito 

      Ferreira, Rafael da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ...
    • Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico 

      Carneiro, Mônica Ramos Domingues (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ...
    • Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo 

      Casemiro, Ítalo de Paula (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...
    • Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica 

      Machado, Filipe Miranda (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ...
    • Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação. 

      Matain, Paula Carvalho (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ...
    • Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia. 

      Coelho, Valeska Martins (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ...
    • Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil 

      Rodrigues, Jeanne Chaves (IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)
      A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ...
    • O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais 

      Andrade, Luis Felipe Costa de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ...
    • Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

      Martins, Ingrid da Silva (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ...
    • O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática. 

      Bernardo, Daniele de Andrade Conceição (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ...
    • Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química. 

      Silva, Alessandra de Santana da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)
      Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ...
    • Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente 

      Souza, Barbara Freitas de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ...
    • A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática 

      Carvalho, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ...
    • Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia. 

      Gonzalez, Pedro Pascoal (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ...
    • As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro 

      Rodrigues, Kesia dos Santos (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ...
    • O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil. 

      Rosa, Joseane Figueredo; Coelho, Leandro Inoe (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ...
    • O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus. 

      Rosa, Ana Beatriz Maia (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ...
    • Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia. 

      Santos, Lucas Nascimento dos (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ...
    • A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023 

      Tavares, Raquel Fernandes (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ...
    • Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso 

      Espogeiro, Marina Correa (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV