• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Search
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 11

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio 

Sousa, Gabriel Nogueira de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)
O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ...
Thumbnail

O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química 

Mattos, Camila Silva (IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)
O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ...
Thumbnail

Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA 

Morais, Jacson da Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)
A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ...
Thumbnail

Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares". 

Barreto, Ianize de Novais (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)
O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ...
Thumbnail

A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos? 

Santos, Igor Anastacio dos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)
A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ...
Thumbnail

Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química. 

Pereira, Mateus da Fonseca (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)
O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ...
Thumbnail

Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado 

Grunewald, Thayse Goncalves (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ...
Thumbnail

Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional. 

Andrade, Letícia Sant'Anna (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ...
Thumbnail

Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores. 

Santos, Danilo Minto dos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-17)
Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver ...
Thumbnail

Contribuições chinesas à química: um estudo da estrutura atômica sob um viés histórico e cultural 

Carvalho, Arielle Lima de (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
A pesquisa apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso aborda estudos de ancestrais chineses, que influenciados por concepções filosóficas e religiosas do taoismo, empenharam-se em desenvolver o elixir da vida eterna. ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CommunityBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorAndrade, Letícia Sant'Anna (1)Barreto, Ianize de Novais (1)Carvalho, Arielle Lima de (1)Grunewald, Thayse Goncalves (1)Mattos, Camila Silva (1)Morais, Jacson da Silva (1)Pereira, Mateus da Fonseca (1)Santos, Danilo Minto dos (1)Santos, Igor Anastacio dos (1)Sousa, Gabriel Nogueira de (1)... View MoreSubject
Química - Estudo e ensino (11)
Licenciatura em Química - Campus Duque de Caxias (4)Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. (3)Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias (2)Aditivos alimentares (1)Alquimia - China (1)Atividades criativas na sala de aula (1)Ausubel, David Paul, 1918- (1)Base Nacional Curricular Comum (1)Divulgação científica (1)... View MoreDate Issued2018 (4)2021 (3)2024 (2)2019 (1)2023 (1)Has File(s)Yes (11)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV