Browsing Ciências Humanas by Issue Date
Now showing items 21-40 of 46
-
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino ... -
Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ... -
Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de ... -
Contribuições da Neuroeducação para prática pedagógica de professores de língua inglesa que lidam com crianças autistas, nível 1, na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)INTRODUÇÃO:O presente trabalho se propõe a refletir como a utilização dos princípios da neuroeducação pode ser aliada à prática pedagógica de professores de língua inglesa e como estes princípios podem contribuir para a ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Acessibilidade nos Centros e Museus de Ciências do Rio de Janeiro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo investiga as estratégias de acessibilidade adotadas por três Centros e Museus de Ciências no Rio de Janeiro para atender às necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ... -
Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, ... -
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ... -
A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho descreve o processo de criação de um site, que tem como intuito ser um repositório digital para modelos produzidos para a impressora 3D e materiais complementares, que visam a inclusão de alunos com TEA ... -
Cartilhas sobre o transtorno do espectro autista para a educação: uma análise sob a ótica da neuroeducação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum que atinge entre 1% e 2% da população mundial. Entre suas características comuns estão os déficits cognitivos centrais em comunicação, ... -
Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão ... -
Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ... -
Além dos fatos e dos argumentos: O desenvolvimento do raciocínio histórico a partir dos canais de Youtube focados em Divulgação Científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Youtube, como as outras mídias, dada sua liberdade característica oferece uma grande quantidade de vídeos sobre temas diversos, alguns tangendo pseudociências ou mesmo informações falaciosas sem qualquer compromisso ... -
Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo ... -
Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ... -
“Até o Rio tá triste: contos de realidades”: Divulgação Científica para Comunidades Tradicionais
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O presente memorial descritivo tem como finalidade detalhar as etapas de produção do livro “Até o rio tá triste: contos de realidades”, que tem como tema central as transformações socioambientais no Rio Suruí e seu entorno ... -
A divulgaçao científica no projeto de extensão "Direito Humano à alimentação adequada para populações invisibilizadas: a realidade dos gramachinhos"
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho busca associar as ações do projeto de extensão intitulado “DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA (DHAA) PARA POPULAÇÕES INVISIBILIZADAS: UMA REALIDADE DOS GRAMACHINHOS” a ações de divulgação científica. ...