Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 561-580 of 699
-
A temática cosméticos no ensino de química : uma proposta de oficina
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)O meio ambiente e sua devida preservação vem sendo centro de discussões diversas entre aqueles que defendem uma preservação mais intensa do meio ambiente e por aqueles que pensam que meio ambiente e desenvolvimento devem ... -
Cartilha de Educação Ambiental como instrumento facilitador do pensar Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental do município de Duque de Caxias
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)O meio ambiente e sua devida preservação vem sendo centro de discussões diversas entre aqueles que defendem uma preservação mais intensa do meio ambiente e por aqueles que pensam que meio ambiente e desenvolvimento devem ... -
O produtor cultural e o produtor de jogos digitais: um novo olhar sobre cultura e tecnologia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Compreendendo os jogos digitais como produto cultural, este trabalho busca investigar os impactos culturais e identitários que as novas tecnologias têm causado no consumo e produção culturais, bem como as influências que ... -
Monitoramento de bitucas de cigarros em praias de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Com o intuito de somar ferramentas para auxiliar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos, buscou-se ressaltar a importância socioambiental do monitoramento contínuo das bitucas de cigarro nas praias e evidenciar ... -
Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a produção de um jogo ... -
Plano Estratégico Institucional - 1° ed. - 2024-2028
(IFRJ - REITORIA, 2023-12)O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) apresenta o Plano Estratégico Institucional (PEI) - 2024-2028 a toda sociedade. O PEI 2024- 2028 é elaborado concomitante ao Plano de ... -
De casa para as ruas: a utilização do crochê como manifestação artística
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2017)Esta monografia tem por objetivo principal apresentar a técnica artesanal do crochê e o seu novo papel na cena contemporânea: o de obra de arte ou manifestação artística, chamada de Yarn Bombing ou de Crochê de Guerrilha. Em ... -
Distribuição temporal da concentração de microplásticos na região marítima do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Esta pesquisa investiga a presença, a concentração de microplásticos e sua variabilidade temporal na região costeira do Brasil. O trabalho foi dividido em dois segmentos, o primeiro é o levantamento do contexto histórico ... -
Avaliação dos remanescentes de restinga no município de Rio das Ostras: uma análise para proposição de estratégias de conservação.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A restinga, ecossistema pertencente ao bioma Mata Atlântica, localizada ao longo da costa brasileira, vem sendo afetada pelo processo de fragmentação, que se caracteriza pela redução de habitats e consequentemente ... -
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ... -
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas ... -
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ... -
Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ... -
A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ... -
Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ... -
Impactos ambientais na laguna de Araruama: uma análise para subsidiar a criação de um programa de recuperação ambiental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2017)A Laguna de Araruama com 206.8km2 de extensão, é considerada a maior do mundo em hipersalinidade permanente, além de ser circundada por seis municípios: Arraial do Cabo, Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da ...