Estratégias de educação em dor para crianças: uma revisão de escopo.
Abstract
Introdução: Educação em Neurociência da Dor (END) é um recurso utilizado em
adultos com dor crônica, com objetivo de diminuir o valor de ameaça por meio de
modificações comportamentais. Apesar da dor crônica ser prevalente em crianças e
adolescentes, o desenvolvimento e utilização de estratégias de END direcionadas a
esta população é bem menos abordado em comparação à população adulta.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar conteúdos e formas de entrega de END
para crianças disponíveis na literatura.
Métodos: Este estudo se caracteriza como uma revisão de escopo, e foi baseado nas
recomendações do Joanna Briggs Institute. As bases utilizadas para a busca foram
PubMed, EMBASE, PEDro, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, PsycINFO e as
bases de registro de ensaios clínicos como o clinicaltrials.org. Dois revisores
independentes realizaram a triagem de títulos, resumos e artigos completos, seguida
da extração dos dados. Foram considerados estudos que incluíram END para crianças
e adolescentes, de 5 a 17 anos, com dor crônica em diversos contextos. Considerou-se
estudos quantitativos, qualitativos de métodos mistos, relatos de casos, revisões
sistemáticas, ensaios clínicos e estudos de viabilidade.
Resultados: Um total de 719 estudos foram triados, onde 145 duplicatas foram
removidas, totalizando 574. O rastreio de títulos e resumos identificou 39 artigos. Após
uma análise detalhada do texto, a amostra final foi composta por 8. Os conteúdos mais
mencionados nas abordagens foram estratégias de automanejo e tratamento, fatores
biopsicossociais, modulação da dor, respostas endócrinas, nocicepção, dor como
sistema de alarme, sensibilização central e periférica, prevalência e impacto na vida,
definição e tipos de dor. As formas de entrega se resumiram em apresentação de
slides, vídeo e história em quadrinhos, com duração de sessão entre 10-30 minutos. O
ambiente escolar foi mais prevalente como contexto.
Conclusão: Os principais resultados relatados foram aumento no conhecimento,
diminuição da incapacidade, modificações de crenças e promoção de comportamentos
de enfrentamento adequados.