Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-71 of 71
-
Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ... -
O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ... -
Gamificação : estratégias para o ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ... -
Os manguezais e a Baixada Fluminense : uma sequência didática sobre as questões ambientais locais
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação : O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto ... -
Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ... -
Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ... -
Desastres socioambientais de ampla magnitude : implicações para o curso de TST : sudeste brasileiro : 2011 a 2021
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)", defendida em 22 de maio de ... -
Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ... -
O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ... -
Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ... -
Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ...