Pistas químicas : um jogo didático para o ensino de química
Resumo
A pesquisa apresentada teve por objetivo geral desenvolver um jogo didático baseado na resolução de casos investigativos, levando o estudante a discutir, utilizar e correlacionar conceitos de química geral, revendo conteúdos estudados e com a
possibilidade de um novo momento de aprendizagem, permitindo ao professor acompanhar e analisar este processo. Buscou responder se um jogo envolvendo casos investigativos tem potencial para ser aplicado em cursos técnicos integrados para identificar se os alunos utilizam e correlacionam conceitos de química geral na resolução de problemas, proporcionando a discussão entre pares e oportunizando um novo momento de aprendizagem. Contou com a participação de estudantes de cursos
técnicos integrados ao ensino médio e docentes que lecionam a disciplina de química geral em uma instituição federal de ensino. De abordagem qualitativa, objetivo descritivo e envolvendo um estudo de caso, foi desenvolvida em cinco etapas: elaboração do jogo didático Pistas Químicas como produto educacional; aplicação e análise do jogo; replicação do jogo; validação da versão final do jogo, e organização de um artefato disponibilizando a estrutura do jogo aos docentes. A coleta de dados contou com as anotações da pesquisadora no diário de aula, o material produzido pelos estudantes e questionários e/ou entrevistas respondidos por alunos e docentes, analisados a partir da síntese pessoal ou análise de conteúdo. O jogo Pistas Químicas
é um jogo de tabuleiro envolvendo a resolução de casos investigativos, a partir de pistas coletadas ao longo da partida contendo conteúdos de química geral. Durante a aplicação do jogo houve comprometimento e engajamento dos estudantes, que aprovaram sua estrutura e organização apontando aspectos positivos, como o fato de possuir boa jogabilidade, ser cooperativo e competitivo. Foi possível identificar que o jogo permite analisar o conhecimento dos alunos sobre conteúdos de química geral,
possibilitando retomar, ampliar e corrigir erros conceituais, contribuindo para um avanço na aprendizagem dos conceitos químicos abordados, com os alunos interagindo com seus pares e com o professor, participando das discussões promovidas de forma problematizada e cooperativa. Foi de fácil replicação, com alunos e docentes destacando o caráter interdisciplinar do jogo. Na etapa de validação os docentes identificaram o potencial do jogo para avaliar, interferir e contribuir na aprendizagem dos alunos, apontando aspectos positivos como o fato de possuir regras e objetivos claros, que sua organização possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade de se comunicar, resolver problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, afirmando que estava adequado ao público-alvo sugerido, além da possibilidade de seu uso em condições diferentes da inicialmente proposta. O jogo
Pistas Química está disponível no artefato intitulado Pistas Químicas: Guia do Professor, que também indica referenciais teóricos e locais na internet contendo jogos didáticos e casos investigativos, para que os professores, caso desejem, possam ampliar seus conhecimentos sobre os temas abordados, visando estimular o uso de jogos no ensino de química.