Browsing Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências by Issue Date
Now showing items 21-38 of 38
-
Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ... -
O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ... -
O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ... -
Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa investigou como abordar a sexualidade na escola pode promover o respeito à diversidade sexual e de gênero. Foram criados três artigos: o primeiro analisou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a ... -
Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ... -
Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental ... -
O protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docente
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa ... -
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ... -
Ciência nas receitas afetivas : interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência ... -
Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Educação ambiental e decolonialidade na Restinga de Jurubatiba : aprendendo com a ancestralidade no Quilombo da Machadinha
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), ... -
Educação ambiental crítica em resíduos sólidos : discussões para irem além da reciclagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). ... -
E-book de oficinas pedagógicas elaboradas por meio de roteiros de aprendizagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado...2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ... -
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ... -
O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, ... -
E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI
(Mesquita, RJ : Matilha, 2024)Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ...