• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 32-51 de 71

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado. 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ...
    • Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental 

      Trajano, Silvia Cristina de Souza (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ...
    • Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ 

      Augustinho, Elizabeth (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ...
    • A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso 

      Silva, Cintia dos Santos (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico ...
    • Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola 

      Taveiros, Elizabeth Martins Tavares (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ...
    • Gamificação : estratégias para o ensino de ciências 

      Fraga, Vinícius Munhoz; Almeida, Caio Marlon da Silva de; Fonseca, Taís Pereira da; Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira; Pereira, Marcus Vinicius (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ...
    • Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; Moreira, Maria Cristina do Amaral (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...
    • Guia didático - e-book com sequencias didáticas e uso de metodologias ativas com fundamentos da Lei de Ohm 

      Silva, Luciano Santos da; Duarte, Patricia Maneschy (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado ...
    • Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa; Castro, Denise Leal (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ...
    • A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro ...
    • Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ...
    • Jogo Escape Room : Covid 19 

      Morais, Eliete Monteiro de; Vieira, Valéria da Silva (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: MORAIS, E. M. de. Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica e ensino de ciências no ensino fundamental, 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...
    • Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica 

      Santos, Françoaria Correa dos (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ...
    • Leitura e produção de textos no ensino de ciências 

      Santos, Françoária Corrêa dos; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: SANTOS, F. C. dos. Leitura e produção de textos no ensino de ciências: uma contribuição para alfabetização científica, 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...
    • Link canal Educação Ambiental para Iniciantes 

      Carvalho, Cristiano Ramos de (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ...
    • Os manguezais e a Baixada Fluminense : uma sequência didática sobre as questões ambientais locais 

      Peres, Kaio Cesar de Azevedo; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação : O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto ...
    • Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual 

      Marins, Ivo; ; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta pesquisa investigou como abordar a sexualidade na escola pode promover o respeito à diversidade sexual e de gênero. Foram criados três artigos: o primeiro analisou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a ...
    • Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos 

      Alves, Thiago Rodrigues de Sá (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos ...
    • Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida 

      Oliveira, Amanda Fernandes (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ...
    • Nota técnica para orientar grupos de trabalho para revisão de PPC e matriz curricular de licenciaturas em matemática 

      Silva, Cintia dos Santos (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      Produto educacional da dissertação A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV