• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Amanda Fernandes de Oliveira - Dissertação (2.098Mb)
Data
2021
Autor
Oliveira, Amanda Fernandes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de licenciaturas, poderão estar no futuro em sala de aula, aproveitando de alguma forma as experiências obtidas a partir da prática de mediação realizada em seus espaços não formais de ensino. Nessa perspectiva nos utilizamos de referenciais teóricos sobre Museus e Centros de Ciências e a prática de mediação como Marandino, McManus, Queiroz e Cazelli; assim como Tardif, Pimenta e Schön, para discutirmos sobre a formação de professores e a prática docente. Adotamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa sob a estratégia de estudo de caso, foram realizadas entrevistas com nove mediadores licenciados e licenciandos do Museu Ciência Vida, localizado no município de Duque de Caxias-RJ, na Baixada Fluminense. O procedimento de análise dos dados foi por meio da Análise de Livre Interpretação estabelecendo-se assim, interações entre as leituras e estudos sobre o tema com os dados coletados. Os resultados obtidos a partir das entrevistas mostraram que, mesmo com lacunas na articulação Universidade-Licenciatura-Museus, os mediadores conseguem observar determinadas contribuições da sua formação inicial para a prática de mediação. Além disso, a prática de mediação se agrega a formação inicial e se reflete por meio de contribuições para a prática docente e atuação em sala. A partir das falas percebe-se que os mediadores adaptam e aplicam conceitos voltados para os espaços formais que foram aprendidos em disciplinas pedagógicas e específicas em sua prática de mediação nos espaços não formais. Assim, para esses futuros professores, parte do saber docente é adquirida por meio das experiências obtidas ao longo da prática de mediação em Museus e Centros de Ciências. A partir dessas percepções levantadas pelos mediadores, não só em relação à carência na abordagem de temas como espaços não formais, Museus e Centros de Ciências e outros relacionados à divulgação científica, nas universidades e na formação inicial dos professores; mas também na percepção das contribuições da prática de medição para a prática docente, elaborou-se como Produto Educacional uma Revista Digital intitulada “Reflexões na Formação de Professores: as possibilidades dos Museus e Centros de Ciências”. O objetivo da revista é trazer reflexões, fomentar discussões e disponibilizar conteúdos relativos aos Museus e Centros de Ciências e as possibilidades de integrá-los à formação inicial de professores por meio de práticas educativas que se realizem em espaços não formais, propiciando contribuições para a prática dos futuros docentes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1479
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV