Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
Resumo
A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu
Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos
que os mediadores, que em sua parte são alunos de licenciaturas, poderão estar no
futuro em sala de aula, aproveitando de alguma forma as experiências obtidas a partir
da prática de mediação realizada em seus espaços não formais de ensino. Nessa
perspectiva nos utilizamos de referenciais teóricos sobre Museus e Centros de
Ciências e a prática de mediação como Marandino, McManus, Queiroz e Cazelli;
assim como Tardif, Pimenta e Schön, para discutirmos sobre a formação de
professores e a prática docente. Adotamos como metodologia de pesquisa a
abordagem qualitativa sob a estratégia de estudo de caso, foram realizadas
entrevistas com nove mediadores licenciados e licenciandos do Museu Ciência Vida,
localizado no município de Duque de Caxias-RJ, na Baixada Fluminense. O
procedimento de análise dos dados foi por meio da Análise de Livre Interpretação
estabelecendo-se assim, interações entre as leituras e estudos sobre o tema com os
dados coletados. Os resultados obtidos a partir das entrevistas mostraram que,
mesmo com lacunas na articulação Universidade-Licenciatura-Museus, os mediadores
conseguem observar determinadas contribuições da sua formação inicial para a
prática de mediação. Além disso, a prática de mediação se agrega a formação inicial e
se reflete por meio de contribuições para a prática docente e atuação em sala. A partir
das falas percebe-se que os mediadores adaptam e aplicam conceitos voltados para
os espaços formais que foram aprendidos em disciplinas pedagógicas e específicas
em sua prática de mediação nos espaços não formais. Assim, para esses futuros
professores, parte do saber docente é adquirida por meio das experiências obtidas ao
longo da prática de mediação em Museus e Centros de Ciências. A partir dessas
percepções levantadas pelos mediadores, não só em relação à carência na
abordagem de temas como espaços não formais, Museus e Centros de Ciências e
outros relacionados à divulgação científica, nas universidades e na formação inicial
dos professores; mas também na percepção das contribuições da prática de medição
para a prática docente, elaborou-se como Produto Educacional uma Revista Digital
intitulada “Reflexões na Formação de Professores: as possibilidades dos Museus e
Centros de Ciências”. O objetivo da revista é trazer reflexões, fomentar discussões e
disponibilizar conteúdos relativos aos Museus e Centros de Ciências e as
possibilidades de integrá-los à formação inicial de professores por meio de práticas
educativas que se realizem em espaços não formais, propiciando contribuições para a
prática dos futuros docentes.