Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Barcellos, Alexandre da Silva
Oliveira, Alexandre Lopes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a
energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no
setor de geração de energia solar fotovoltaica pode contribuir com a redução da dependência
dos combustíveis fósseis e, ainda, viabilizar a abertura de empresas especializadas em
implementação de projetos, criação de novas profissões e a conjunção para novos postos de
trabalho. Nesse sentido, a difusão da cultura sobre energia solar, a capacitação de profissionais
em diversos níveis de conhecimento e os incentivos para o desenvolvimento da indústria e
comércio, são de extrema importância. Na tentativa de contribuir com processo de ensino e
aprendizagem para a formação de profissionais qualificados para essa área, mais
especificamente no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Montador de Sistemas
Fotovoltaicos, este trabalho apresenta a construção da disciplina Fundamentos de Sistema
Fotovoltaico, numa perspectiva metodológica baseada na metodologias ativa Peer Instruction
(Instrução pelos Colegas – IpC), em que se utiliza um material didático experimental: “célula
solar” construída com LED, aliando teoria e prática ao conteúdo do curso. A “célula solar” é
um material didático instrucional em que se utilizam 12 LED e por meio de fácil montagem é
possível obter de forma análoga o comportamento dos módulos comerciais quanto às variações
nas posições em relação à direção dos raios de Sol e variações climáticas. Os materiais didáticos
instrucionais associados à esta dissertação são dois livros, a saber: um livro direcionado para
professores(as) e outro para alunos(as).