Listar Teses e Dissertações defendidas no IFRJ por título
Mostrando ítems 95-114 de 135
-
O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o ... -
Perfil de egressos do curso Técnico em Eventos (FAETEC): processo formativo e repercussão na trajetória profissional, pela ótica da formação humana integral.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo, proposto no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como objetivo geral analisar o perfil de egressos, pela ótica da formação humana integral, para compreensão do processo ... -
Perfil demográfico e profissional dos servidores com deficiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro: O mundo do trabalho e o processo e inclusão.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2022, estima-se que o Brasil apresenta 18,6 milhões de pessoas com deficiência em idade igual ou superior a dois anos. A pesquisa ... -
Pistas químicas : um jogo didático para o ensino de química
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa apresentada teve por objetivo geral desenvolver um jogo didático baseado na resolução de casos investigativos, levando o estudante a discutir, utilizar e correlacionar conceitos de química geral, revendo conteúdos ... -
Pistas químicas: guia do professor
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: PINHEIRO, A. R. Pistas químicas: um jogo didático para o ensino de química, 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de ... -
Planejamento de um Programa de Monitoramento Ambiental em uma Indústria de Panificação.
(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2025)A contaminação microbiológica dos pães pode ocorrer ao longo de toda cadeia produtiva, podendo resultar em Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Em alguns dos casos, contam com a contribuição dos manipuladores devido ... -
Pode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para ... -
Uma ponte entre aula-passeio : o museu de ciências e a escola
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: TAVEIROS, Elizabeth Martins Tavares. Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola. Orientador: Grazielle Rodrigues Pereira. 2024. 84 f. Dissertação ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Processamento de queijo Minas frescal utilizando Weizmannia coagulans GBI-30
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2023)O queijo Minas frescal é uma matriz alimentar valiosa para a introdução de bactérias probióticas. Os gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus são os mais utilizados no processamento de alimentos. Entretanto, a manutenção ... -
Processamento de queijo Minas frescal utilizando Weizmannia coagulans GBI-30.
(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2023)O queijo Minas frescal é uma matriz alimentar valiosa para a introdução de bactériasprobióticas. Os gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus são os mais utilizados no processamento de alimentos. Entretanto, a manutenção da ... -
PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA INDÚSTRIA DELATICÍNIOS: BOAS PRÁTICAS NOPROCESSO DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA NO MUNICÍPIO DE VALENÇA – RJ.
(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2022)Ao longo dos anos a sociedade passa por mudanças econômicas, sociais e culturais. Com o aumento da população, ocorre o aumento na demanda de produtos, gerando em um crescimento ao nível industrial. A revolução industrial ... -
Professor coformador e identidade docente : aspectos formativos e professores de Ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de ... -
O programa nacional do livro e do material didático no ensino médio integrado e práticas de gestão no Instituto Federal do Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD) tem por finalidade a distribuição de materiais didáticos e literários aos alunos da rede pública de ensino brasileira, nas suas diferentes esferas (federal, ... -
Propostas didáticas de química na EJA : sugestões de abordagens temáticas utilizando memes
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: ALVES, T. R. de S. Memes de química no EJA: usando os três momentos pedagógicos. 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ... -
O protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docente
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa ... -
O protagonismo docente em sua formação continuada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: NASCIMENTO, A. e L. do. O protagonismo do professor em sua formação continuada: possibilidades de uma trajetória autônoma na (re)construção identitária docente, 2023. 149 f. Tese (Doutorado em ... -
As questões étnicos-raciais nas práticas pedagógicas dos professores do PROEJA como forma de evitar o epistemicídio negro no currículo integrado.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa investigou as práticas pedagógicas dos docentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Verificou-se como ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
A relação do pensamento computacional com a formação integral e emancipadora do IFRJ - Resende.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita, buscou ...