• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docente

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Lucilene Nascimento Aparecida e Lima do Nascimento - Tese.pdf (2.594Mb)
Data
2023
Autor
Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa conduzida no âmbito de um Doutorado Profissional com foco na Linha de Pesquisa Formação de Professores no Ensino de Ciências. A pesquisa centra-se na exploração das oportunidades para que os professores desempenhem um papel ativo em sua própria formação. Inicialmente, o estudo buscou destacar como um Programa de Pós-graduação profissional pode contribuir para atender às necessidades de atualização dos professores. A fim de compreender de que maneira um professor pode agir como protagonista de sua própria formação profissional, foram conduzidas entrevistas com ex-alunos do programa PROPEC, considerando a memória socioafetiva desses egressos. Ao longo da pesquisa, foi adotado um referencial teórico baseado em teóricos como Schön, Nóvoa e Marinas, entre outros, selecionados por meio de uma revisão bibliográfica. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da Análise de Livre Interpretação (ALI), considerando quatro eixos multidimensionais interdependentes: Biografização, Estratégias, Linguagem Acadêmica e Elementos. A análise das narrativas dos ex-alunos confirmou que o Mestrado Profissional no PROPEC não apenas influenciou a (re)construção da identidade docente dos entrevistados, mas também demonstrou ser fundamental para o desenvolvimento do protagonismo docente, possibilitando a autonomia necessária no exercício da profissão. Entretanto, essa análise inicial levantou questões adicionais, identificando que os egressos são indivíduos inseridos em contextos sociais, políticos e ideológicos, e estão imersos em práticas discursivas científico-acadêmicas. Como resultado, a pesquisa direcionou o foco para investigar como um curso de formação continuada em formato modular pode empoderar os professores no desenvolvimento autônomo de sua identidade docente. Este curso foi desenvolvido para permitir que os professores participantes escolhessem livremente seus itinerários de formação, promovendo a autonomia no processo formativo. O curso foi implementado em duas ocasiões com diferentes públicos e passou por avaliação e validação por parte de especialistas. A pesquisa concluiu que o protagonismo docente pode ser estimulado por meio da oferta de cursos de formação continuada que permitam aos professores escolher seus próprios caminhos formativos. Isso significa que o professor deve ter a liberdade de escolher os cursos, as atividades e os projetos que mais lhe interessam e que estejam alinhados com suas necessidades e objetivos profissionais, aumentando o engajamento do professor na formação continuada, bem como a eficácia e o impacto da formação em sua prática docente. A pesquisa destaca que o protagonismo docente não é algo que pode ser imposto ou ensinado em um curso de formação continuada, contudo é um processo que depende da motivação e do compromisso do próprio professor com seu desenvolvimento profissional. Por fim, a pesquisa concebe as possibilidades de fornecer as ferramentas e oportunidades necessárias para que o professor assuma um papel mais ativo em sua própria formação e, consequentemente, em sua prática docente.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/737
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV