Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
Resumo
A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das
ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho
que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente,
auxiliam no resgate da imaginação, da criatividade e fortalecem o ensino,
capaz de elucidar conhecimentos e diálogos interdisciplinares. Objetivamos
propor abordagens pedagógicas étnico-raciais com temas das ciências
naturais a partir da contação/mediação de histórias para as crianças da
educação infantil por meio do livro de literatura infantil <No Mundo de
Berta=. Os estudos bibliográficos estão ancorados no paradigma da crítica
social e libertadora de Paulo Freire e na educação engajada de bell hooks.
A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida pela obtenção de
dados envolvendo observações interativas e descritivas, antes e durante a
Pandemia da Covid-19, nas ações entre a pesquisadora e uma professora
da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Barra Mansa, Rio de
Janeiro. Os encaminhamentos para a elaboração do Produto Educacional
aconteceram por meio de observações em três canais no YouTube, levando
em conta as histórias apresentadas e as relações com temas de ciências
para as infâncias. Participações com contações de histórias no projeto
8XôCoronaVírus=, que foram compartilhadas na rede social WhatsApp, em
tempos de distanciamento social pandêmico foram caminhos percorridos na
pesquisa. Diante das leituras, participações, observações e vivências, o
Produto Educacional intitulado <No Mundo de Berta= surge como caminho
de fortalecimento para o Ensino de Ciências nas infâncias, com a criação
coletiva de um livro paradidático digital. Os textos foram compartilhados,
lidos e avaliados, inicialmente por alunos do curso de graduação de
Designer Gráfico da UFF; realizado de forma remota, em tempos de
pandemia da Covid-19. Como resultado, os alunos sugeriram diversas
possibilidades de trabalho a partir dos textos escritos, culminando em seis
artigos contendo informações relevantes para a pesquisa e uso do livro. A
etapa da aplicação/avaliação do Produto Educacional foi feita pela
professora da rede municipal de Barra Mansa. Os dados dessa etapa foram
analisados através da Análise de Livre Interpretação. Uma professora da
sala de leitura do município de Barra Mansa e uma bibliotecária do Museu
Ciência da Terra replicaram o Produto Educacional, contribuindo para
aprendizagens com temas de ciências e exigências da Lei 11.645/08.
Mediante as demandas da aplicação e replicação do Produto Educacional,
foi elaborado um guia de orientações aos professores da primeira etapa da
educação básica nomeado de <Ciências no Mundo de Berta - Guia de
Abordagens Pedagógicas para Professores da Primeira Etapa da Educação
Básica=. A validação do Produto Educacional aconteceu em duas instâncias:
primeiro com duas pareceristas atuantes na área da educação e ensino, e,
posteriormente por meio da banca de defesa final dessa tese. Os resultados
apontaram que é possível dinamizar o ensino com temas de ciências para
as infâncias a partir da contação/mediação de histórias literárias, na
perspectiva da lei 11.645/08. Esperamos que as histórias inscritas "No
Mundo de Berta" sejam contadas/mediadas, em especial, por professores
da etapa inicial da Educação Básica, educação infantil e anos iniciais, com
domínio de técnicas, sugestões e práticas diversificadas nos discursos
compartilhados pelos temas das ciências.