• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Valéria da Silva Lima - tese (1.485Mb)
Data
2022
Autor
Lima, Valéria da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam no resgate da imaginação, da criatividade e fortalecem o ensino, capaz de elucidar conhecimentos e diálogos interdisciplinares. Objetivamos propor abordagens pedagógicas étnico-raciais com temas das ciências naturais a partir da contação/mediação de histórias para as crianças da educação infantil por meio do livro de literatura infantil <No Mundo de Berta=. Os estudos bibliográficos estão ancorados no paradigma da crítica social e libertadora de Paulo Freire e na educação engajada de bell hooks. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida pela obtenção de dados envolvendo observações interativas e descritivas, antes e durante a Pandemia da Covid-19, nas ações entre a pesquisadora e uma professora da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Barra Mansa, Rio de Janeiro. Os encaminhamentos para a elaboração do Produto Educacional aconteceram por meio de observações em três canais no YouTube, levando em conta as histórias apresentadas e as relações com temas de ciências para as infâncias. Participações com contações de histórias no projeto 8XôCoronaVírus=, que foram compartilhadas na rede social WhatsApp, em tempos de distanciamento social pandêmico foram caminhos percorridos na pesquisa. Diante das leituras, participações, observações e vivências, o Produto Educacional intitulado <No Mundo de Berta= surge como caminho de fortalecimento para o Ensino de Ciências nas infâncias, com a criação coletiva de um livro paradidático digital. Os textos foram compartilhados, lidos e avaliados, inicialmente por alunos do curso de graduação de Designer Gráfico da UFF; realizado de forma remota, em tempos de pandemia da Covid-19. Como resultado, os alunos sugeriram diversas possibilidades de trabalho a partir dos textos escritos, culminando em seis artigos contendo informações relevantes para a pesquisa e uso do livro. A etapa da aplicação/avaliação do Produto Educacional foi feita pela professora da rede municipal de Barra Mansa. Os dados dessa etapa foram analisados através da Análise de Livre Interpretação. Uma professora da sala de leitura do município de Barra Mansa e uma bibliotecária do Museu Ciência da Terra replicaram o Produto Educacional, contribuindo para aprendizagens com temas de ciências e exigências da Lei 11.645/08. Mediante as demandas da aplicação e replicação do Produto Educacional, foi elaborado um guia de orientações aos professores da primeira etapa da educação básica nomeado de <Ciências no Mundo de Berta - Guia de Abordagens Pedagógicas para Professores da Primeira Etapa da Educação Básica=. A validação do Produto Educacional aconteceu em duas instâncias: primeiro com duas pareceristas atuantes na área da educação e ensino, e, posteriormente por meio da banca de defesa final dessa tese. Os resultados apontaram que é possível dinamizar o ensino com temas de ciências para as infâncias a partir da contação/mediação de histórias literárias, na perspectiva da lei 11.645/08. Esperamos que as histórias inscritas "No Mundo de Berta" sejam contadas/mediadas, em especial, por professores da etapa inicial da Educação Básica, educação infantil e anos iniciais, com domínio de técnicas, sugestões e práticas diversificadas nos discursos compartilhados pelos temas das ciências.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1472
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV