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O programa nacional do livro e do material didático no ensino médio integrado e práticas de gestão no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

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Dissertação de Henrique Noguères Neto (35.82Mb)
Data
2023
Autor
Neto, Henrique Noguères
Metadata
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Resumo
O Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD) tem por finalidade a distribuição de materiais didáticos e literários aos alunos da rede pública de ensino brasileira, nas suas diferentes esferas (federal, estadual e municipal). Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), os alunos atendidos pelo Programa, são aqueles do Ensino Médio Integrado (EMI). Esta pesquisa analisa a gestão da distribuição dos livros didáticos no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em todos os campi que possuem o EMI. Destaca-se os Diretores de Ensino e outros agentes do processo, seus papéis sociais no contexto e evidenciando o caráter educativo e formador do programa na instituição e tendo em vista a potencialidade desse material na formação dos alunos de cursos integrados da Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia utilizada se insere no paradigma qualitativo-aplicado e sua natureza foi o estudo de caso, com geração de dados e análise, sendo essa última, objeto principal para sua concepção do produto educacional. Os participantes da pesquisa foram os Diretores de Ensino dos campi do IFRJ que ofertam o EMI. Como produto educacional foi elaborado um Guia de Processos Midiático digital para contribuir na tomada de decisão da gestão interna do PNLD. A escolha do viés desta investigação é fruto do entendimento de que a equipe participante do processo decisório e da implementação do programa é parte relevante na formação de educação integrada dos alunos em questão, formação essa constituída também por meio dos materiais didáticos disponibilizados, no caso o livro didático. Portanto, a gestão da distribuição do livro didático perpassa desde a escolha, até a intencionalidade pedagógica que se busca com os conteúdos ali disponíveis, bem como a metodologia explorada. Ou seja, vai muito além do preenchimento de um formulário de escolhas de títulos. Nos resultados, observamos a falta de um conhecimento mais aprofundado, sobre todo o processo do PNLD e a não relação por parte dos participantes da pesquisa com a EPT. É sobre essa compreensão que esse trabalho trata.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1167
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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