Search
Now showing items 1-10 of 23
Oficina temática de controle de qualidade e adulterações em alimentos: uma possibilidade para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-28)
O desenvolvimento de oficinas temáticas, que possuem a experimentação e a
contextualização como bases para a formação do conhecimento é uma possibilidade
para o ensino de química. Entretanto, muitas aulas práticas são ...
Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)
Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e
química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam
tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ...
Programa de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programa
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12)
A participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema
importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria
dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes ...
Você sabe o que come? A utilização de um estudo de caso sobre educação alimentar como forma de contextualizar o ensino de termoquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07)
Com a constante mudança do mundo contemporâneo, o tempo tornou-se
escasso e então, as empresas começaram a investir em alimentos de rápido
preparo e consumo, como por exemplo os fast-foods e os congelados. Em
virtude ...
Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química
talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ...
O professor formador do curso de licenciatura em química do IFRJ Campus Duque de Caxias e sua contribuição para implementação da Lei Federal 10.639/2003
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
Mesmo após anos da normatização da Lei Federal 10.639/03, muitos professores de
Química não implementam aspectos éticos, críticos e culturais em sua prática
docente. Essa deficiência concebe práticas escolares e instituições ...
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira
abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em
aprender. Educadores têm proposto diferentes ...
Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-07-28)
É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa
natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o
ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no ...
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)
Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as
séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível
superior para professores das séries iniciais ameaça ...
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)
O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de
difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim
dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ...