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Oficina temática de controle de qualidade e adulterações em alimentos: uma possibilidade para o ensino de química.

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Ribeirinha, Adriana Moreira Tavares (3.208Mb)
Data
2019-06-28
Autor
Ribeirinha, Adriana Moreira Tavares
Metadata
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Resumo
O desenvolvimento de oficinas temáticas, que possuem a experimentação e a contextualização como bases para a formação do conhecimento é uma possibilidade para o ensino de química. Entretanto, muitas aulas práticas são ministradas de forma tradicional, pois possuem um roteiro desarticulado da realidade dos alunos que não gera conhecimento e sim reprodutibilidade. A química é uma ciência que possui muitos conteúdos abstratos, por isso é muito importante que o professor priorize associar o conteúdo explicado com algo que faça sentido na vida do aluno e, dessa forma, se torne mais próximo do seu cotidiano. O ensino de química através do tema gerador alimentos possui muitas vantagens, pois além dos conteúdos de química que podem ser explorados, a interdisciplinaridade entre os saberes e a experimentação, o mesmo também apresenta um caráter social, promovendo uma reflexão mais crítica sobre o que eles estão de fato consumindo no seu dia-a-dia. A compreensão do controle de qualidade dos alimentos, fraudes relacionadas e as respectivas legislações responsáveis por evitar que esses produtos sejam disponibilizados adulterados para o consumidor contribui para a formação dos educandos enquanto cidadãos plenos. Contudo, ainda existe uma carência de materiais didáticos disponíveis que abordam o tema alimentos de maneira investigativa. Com isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver através de uma perspectiva CTSA uma oficina temática sobre alimentos a partir da elaboração, planejamento e execução de atividades experimentais investigativas, com ênfase no controle de qualidade e adulterações alimentares, como uma possibilidade para complementar o ensino da disciplina de química. Para isso, foi realizada uma oficina temática com a utilização de roteiros investigativos com o objetivo de promover uma interdisciplinaridade da química com a biologia para que os alunos pudessem observar que elas estão intimamente ligadas e dependem uma da outra para explicar determinadas áreas da ciência, como a dos alimentos. Os objetivos foram alcançados e os alunos, que não tinham acesso à maioria das informações abordadas sobre os produtos alimentícios, conseguiram compreender a associação entre eles e as disciplinas escolares.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/958
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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