Browsing Multidisciplinar by Issue Date
Now showing items 21-40 of 55
-
O que sabemos e como sabemos sobre África? - Experiências da docência no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Ao direcionar a experiência docente, aporte teórico, e abordagens no livro didático sobre o continente africano, foi possível constatar a contradição escalar de um espaço geográfico múltiplo em seus contextos e tempos ... -
Curso de Extensão “Outras Histórias da Arte: propondo reflexões críticas sobre a produção visual contemporânea nas periferias”
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca problematizar as produções do cenário contemporâneo das artes visuais da/e na Baixada Fluminense, com enfoque nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo. O projeto tem como proposta o fortalecimento ... -
Produção do Curta-Documentário entre Músicos e Pavões, O Choro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O memorial descritivo apresentado relata o processo de produção do curta-documentário intitulado Entre músicos e pavões, o choro que versa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento das atividades de um movimento ... -
Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Só mais um Silva ou o dia em que virei cidadão: Perspectivas Autobiográficas sobre Juventudes e Construção de Identidades
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo apresentar perspectivas autobiográficas sobre a construção das identidades, por meio de narrativas exclusivas de três jovens oriundos da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, que ... -
As Relações Interpessoais na Modernidade Líquida e suas influências no ambiente educacional.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente memorial é registro da realização de uma instalação artística interativa com elementos sonoros e visuais que abordou a temática das relações interpessoais na modernidade líquida e como elas influenciam o ... -
O jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2020)O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores como de Geometria analítica, espacial, ... -
As Quatro Direções do Céu
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2020)O presente memorial propõe descrever o processo de produção e realização do produto cultural As Quatro Direções do Céu, espetáculo teatral que integrou a programação da V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio ... -
Além das quatro linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Esse artigo propôs a criação de um podcast com alguns episódios que agregam um assunto de bastante interesse dos alunos - o futebol - com os conteúdos Geo-Históricos e Políticos. Durante um longo tempo de vivência escolar, ... -
A formação de professores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s): percepções dos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)As TIC’s são recursos tecnológicos que, se utilizadas de forma adequada em consonância com o projeto pedagógico da escola, contribuem para o compartilhamento de informação e construção da aprendizagem, conectando os ... -
Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ... -
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ... -
Trilha Marginal: subjetividades e estéticas periféricas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este texto consiste em um memorial do processo de criação do trabalho artístico "Trilha Marginal", que tem como temática central o sujeito periférico em suas relações estéticas. O trabalho foi construído a partir de três ... -
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ... -
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: perspectivas de uso por docentes no período pós-pandemia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVA, eram mais utilizados nos cursos de modalidade a distância, até que em 2019, com o início da pandemia do covid-19, e ele se tornou um recurso importante para que fosse possível ... -
O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da ... -
A plataforma Discord como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a busca pela plataforma ... -
Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ... -
Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias ...