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O Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanas

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TCC - Caroline Fagundes da Silva (487.4Kb)
Data
2019
Autor
Silva, Caroline Fagundes da
Metadata
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Resumo
Nesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. Inicialmente procuramos perceber a colaboração do ensino da disciplina de Artes na valorização do multiculturalismo e de uma educação que considere a diversidade. Essas contribuições poderiam se dar a partir do tripé proposto por Barbosa (1998), que sugere um ensino de Artes Visuais mais completo, pautado na fruição, na leitura de imagens, na contextualização histórica e na produção artística. Entretanto, as dificuldades enfrentadas para um ensino que reconheça o multiculturalismo e as diversidades são variadas. O preconceito, o racismo, a intolerância são alguns desses obstáculos encontrados nas salas de aula e salientados por autores como Siquara (2013) e Prisco (2013). Assim, como uma tentativa de diminuir esses estereótipos e preconceitos, propusemos, numa das turmas de Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Duque de Caxias (RJ), uma sequência de atividades pautada no alfabetismo visual, a partir da observação dos elementos básicos da linguagem visual das máscaras africanas, traçando paralelos com pinturas cubistas de Picasso. Na experiência, que é relatada neste trabalho, levamos os alunos à reflexão sobre semelhanças e diferenças entre as obras apresentadas, questionando-os sobre as possíveis razões para o Cubismo de Picasso ser valorizado e reconhecido, ao contrário das obras africanas, sendo que ambas possuem inúmeros elementos visuais em comum. A partir dos referenciais e da atividade realizada em sala de aula, comprovou-se um preconceito racial latente em nossa sociedade e a necessidade de ações educativas permanentes que valorizem o multiculturalismo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1469
Collections
  • Multidisciplinar

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