Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das
tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as
trajetórias de encontro e fortalecimento mútuo de duas docentes negras, comprometidas com a implementação
das leis 10.639/03 e 11.645/08, e a criação do projeto GRIOT - Pesquisa, difusão e memórias em tradições afro
brasileiras, Coletivo atuante na Região dos Lagos/RJ desde 2008, até os dias atuais. O cenário educacional foi
afetado com o surgimento da pandemia de Covid 19, em 2020. Diante desse contexto, as tecnologias que faziam
cada vez mais parte da vida de alunos e professores passaram a ser essenciais. A partir da perspectiva
autoetnográfica (Euclides Silva, 2018), devido a relação direta desta pesquisadora com o objeto de estudo,
buscamos unir alguns importantes pilares do que chamamos de educação tecnológica com olhar antirracista,
unindo autores que dialogam acerca de leis que versam sobre educação antirracista como Gomes (2017),
Munanga (2006), dentre outros. Além de pesquisadores que abordam a temática das relações entre tecnologias
digitais e ensino como Levy (1999) e Gomez (2015). Assim, buscamos contribuir para a implementação das
referidas leis com o uso das tecnologias digitais, além de contribuir com a formação continuada de profissionais
da educação.