Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais
para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o
cancelamento ou suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada em nível básico e superior. E, para
manter as atividades educacionais foi adotado o ensino remoto emergencial (ERE). Este trabalho é uma
Revisão Sistemática de Literatura das contribuições da comunidade científica brasileira, entre janeiro de 2020 a
abril de 2021. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia sobre o trabalho docente e a
aprendizagem dos alunos nas instituições de Ensino Superior, além de refletir sobre a adoção do ERE. Para além
de uma solução educacional para a pandemia COVID-19, o ERE apresentou a realidade iminente do uso das
tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional. Essa mudança repentina além de
ressaltar as desigualdades sociais e econômicas entre os envolvidos e excluídos do processo de ensino-
aprendizagem remota, também chama atenção para as desigualdades culturais quanto ao letramento digital de
professores e alunos, o que constitui ponto importante para fluência e entrosamento nessa nova modalidade de
ensino desse novo (nem tanto) tempo.