• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura

Thumbnail
Visualizar/Abrir
SAMUELLE NEVES GOMES WILLIAMES (1).pdf (300.9Kb)
Data
2021
Autor
Williames, Samuelle Neves Gomes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ou suspensão das aulas presenciais da rede pública e privada em nível básico e superior. E, para manter as atividades educacionais foi adotado o ensino remoto emergencial (ERE). Este trabalho é uma Revisão Sistemática de Literatura das contribuições da comunidade científica brasileira, entre janeiro de 2020 a abril de 2021. O objetivo é identificar os impactos causados pela pandemia sobre o trabalho docente e a aprendizagem dos alunos nas instituições de Ensino Superior, além de refletir sobre a adoção do ERE. Para além de uma solução educacional para a pandemia COVID-19, o ERE apresentou a realidade iminente do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional. Essa mudança repentina além de ressaltar as desigualdades sociais e econômicas entre os envolvidos e excluídos do processo de ensino- aprendizagem remota, também chama atenção para as desigualdades culturais quanto ao letramento digital de professores e alunos, o que constitui ponto importante para fluência e entrosamento nessa nova modalidade de ensino desse novo (nem tanto) tempo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1240
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV