Boneca Abayomi: cultura afro-brasileira nas escolas
Resumo
O Brasil é um país que possui uma grande variedade cultural. No entanto, os espaços
educacionais nem sempre trabalham as diferentes culturas que estão presentes na sociedade.
O propósito desta pesquisa foi investigar formas de trabalhar, em turmas de sétimo ano de
uma escola particular, do bairro da Penha Circular, na Zona Norte do município do Rio de
Janeiro, as questões raciais a partir da boneca Abayomi. Para a produção da pesquisa
bibliográfica foram consultados trabalhos sobre: racismo (SILVÉRIO, 1999); a distinção
sobre o conceito de preconceito, discriminação e racismo (COSTA E OLIVEIRA, 2016);
entendimento do racismo como construção social (FREIRE, 2001); a definição de raça
(DAMATTA, 1997); o significado de cultura e a não existência de uma hierarquização das
culturas (DAMATTA, 1986); a visão do afro-brasileiro como inferior (SEYFERTH, 1994);
escola como espaço de relações socioculturais (GOMES, 1996); questões raciais pertinentes
aos espaços educacionais (GOMES, 1996); os Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade
Cultural (BRASIL, 1997); a orientação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei
9.394 (BRASIL, 1996); a instrução da Lei 11.645 (BRASIL, 2008); trabalho sobre cultura
afro-brasileira na escola como estratégia para minimizar o racismo (BOTELHO, 2007);
bonecas Abayomis como ação didática (COSTA; RODRIGUES; SANTOS e SILVA, 2015) a
origem da palavra “Abayomi” (DAVID, KNAUT E RIBAS, 2015); e a relevância da boneca
Abayomi para o ensino da cultura afro-brasileira (CRUZ E SILVA, 2012). Foram
desenvolvidas distintas atividades com a boneca Abayomi.