• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Boneca Abayomi: cultura afro-brasileira nas escolas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - Aline Carla Marques (1.266Mb)
Data
2019
Autor
Marques, Aline Carla
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Brasil é um país que possui uma grande variedade cultural. No entanto, os espaços educacionais nem sempre trabalham as diferentes culturas que estão presentes na sociedade. O propósito desta pesquisa foi investigar formas de trabalhar, em turmas de sétimo ano de uma escola particular, do bairro da Penha Circular, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, as questões raciais a partir da boneca Abayomi. Para a produção da pesquisa bibliográfica foram consultados trabalhos sobre: racismo (SILVÉRIO, 1999); a distinção sobre o conceito de preconceito, discriminação e racismo (COSTA E OLIVEIRA, 2016); entendimento do racismo como construção social (FREIRE, 2001); a definição de raça (DAMATTA, 1997); o significado de cultura e a não existência de uma hierarquização das culturas (DAMATTA, 1986); a visão do afro-brasileiro como inferior (SEYFERTH, 1994); escola como espaço de relações socioculturais (GOMES, 1996); questões raciais pertinentes aos espaços educacionais (GOMES, 1996); os Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural (BRASIL, 1997); a orientação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei 9.394 (BRASIL, 1996); a instrução da Lei 11.645 (BRASIL, 2008); trabalho sobre cultura afro-brasileira na escola como estratégia para minimizar o racismo (BOTELHO, 2007); bonecas Abayomis como ação didática (COSTA; RODRIGUES; SANTOS e SILVA, 2015) a origem da palavra “Abayomi” (DAVID, KNAUT E RIBAS, 2015); e a relevância da boneca Abayomi para o ensino da cultura afro-brasileira (CRUZ E SILVA, 2012). Foram desenvolvidas distintas atividades com a boneca Abayomi.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1426
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV