• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A plataforma Discord como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada

Thumbnail
Visualizar/Abrir
BRUNO DANIEL MONTEIRO DA CRUZ - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE - 16-02-2022.pdf (661.1Kb)
Data
2022
Autor
Cruz, Bruno Daniel Monteiro da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a busca pela plataforma ideal para ministrar aulas é complexa. Este artigo tem como objetivo avaliar uma proposta de formação continuada que envolve a adequação do Discord, uma plataforma utilizada principalmente para comunicação em jogos online, em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que permita aos professores mais autonomia através de um ambiente personalizado. Foram realizadas pesquisas com docentes da rede pública de ensino de Arraial do Cabo, abordagens de questões como a inclusão digital nas escolas sendo um obstáculo e a receptividade dos alunos por conta do dinamismo, e, principalmente a aplicação do “Formando Discorders”, uma oficina voltada para ensinar os participantes (profissionais da área pedagógica) a configurarem seus próprios ambientes virtuais de aprendizagem e ministrarem aulas pelo programa. Com isso procurou-se apresentar a proposta para estes docentes e receber feedbacks sobre os conceitos abordados, visando concluir se a plataforma é ou não viável para utilização em sala de aula, como recurso de comunicação audiovisual.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1119
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV