A formação de professores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s): percepções dos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula
Resumo
As TIC’s são recursos tecnológicos que, se utilizadas de forma adequada em consonância com
o projeto pedagógico da escola, contribuem para o compartilhamento de informação e
construção da aprendizagem, conectando os conhecimentos de diversas áreas com suas
aplicações tecnológicas e aumentando a possibilidade de trocas pedagógicas. Por isso,
investigar os trâmites existentes nesse processo de relação entre professores, alunos e a
utilização das TIC’s, pautando as dificuldades e vantagens encontradas pelos docentes no uso
destas tecnologias são os objetivos deste trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, a
técnica selecionada para a coleta de dados foi a da entrevista semiestruturada. Após a realização
da entrevista, foi feita uma análise do conteúdo destes resultados para promover a discussão
destes assuntos. Os resultados das quatro questões aplicadas demostraram, por um lado, uma
grande heterogeneidade nas respostas oferecidas pelos entrevistados, podendo ser causado pela
recente transformação tecnológica que as TIC’s têm oferecido às instituições formadoras e as
próprias escolas de ensino básico, que as adotam como recurso em seu projeto político
pedagógico. Mas, ainda assim, foi possível destacar algumas regularidades nas respostas, que
trouxeram importantes reflexões sobre a questão da formação e percepção dos professores a
respeito da aplicação das TICs.