Ambientes Virtuais de Aprendizagem: perspectivas de uso por docentes no período pós-pandemia
Resumo
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVA, eram mais utilizados nos cursos de modalidade a distância, até
que em 2019, com o início da pandemia do covid-19, e ele se tornou um recurso importante para que fosse possível
dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem. Por meio de pesquisa quali-quantitativa, feita através
de formulário com professores, buscou-se entender quais são as intenções quanto a continuação da utilização dos
AVAs, no período de pós-pandemia, e suas justificativas. Após análise dos dados coletados, foi possível perceber
que fatores que poderiam influenciar negativamente no resultado, como idade, tempo de atuação, modalidade e
nível de ensino para qual lecionavam, bem como conhecimento prévio dessas ferramentas, não influenciaram no
resultado, que foi de 78,9% de pretensão de uso dos AVAs no período pós-pandemia. Dessa forma, conclui-se que
a pandemia do covid-19 pode ter contribuído para quebra de paradigmas no setor educacional, sendo a aceitação
e intenção de continuação de uso de tecnologias e ferramentas digitais, como os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem, em um ambiente de educação tradicional e presencial, indicador que corrobora para afirmar esta
teoria