Navegação Multidisciplinar por título
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Desafios e efeitos do ensino remoto emergencial na educação superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática da literatura
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Diante do cenário da pandemia de COVID-19, autoridades governamentais aplicaram medidas normativas e legais para conter a propagação da doença. Essas medidas provocaram o fechamento das instituições de ensino, o cancelamento ... -
Diálogos entre Vale do Nilo e Vale do Silício: tecnologias, ancestralidade e a Lei 10.639/03
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)No ano passado, em 2023, a Lei Federal 10.639/03 completou 20 anos da sua promulgação sem, no entanto, ser devidamente implementada. Associado a este fato, sabemos que um povo que não conhece sua história é um povo ... -
Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias ... -
Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores ... -
O Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Nesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. ... -
Ere Muyá: Histórias da Cobra Grande
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Pesquisa teórica e prática com vistas à produção de uma performance artística acerca da Cobra Grande enquanto figura mitológica que permeia o imaginário popular brasileiro e de outras culturas relacionando-se aos mitos ... -
O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Neste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais, refletindo acerca das representações geradas a partir desta ... -
A formação de professores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s): percepções dos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)As TIC’s são recursos tecnológicos que, se utilizadas de forma adequada em consonância com o projeto pedagógico da escola, contribuem para o compartilhamento de informação e construção da aprendizagem, conectando os ... -
Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ... -
Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ... -
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ... -
Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio ... -
Geoprocessamento aplicado na educação ambiental: uma proposta para o município de Cabo Frio - RJ.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A utilização de ferramentas relacionadas ao geoprocessamento auxilia na interpretação e no reconhecimento geográfico, de maneira que tais informações desenvolvem pensamento crítico consciente e participativo dentro da ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ... -
O jogo educacional coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2020)O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio e consta de uma base de grande relevância para os conteúdos posteriores como de Geometria analítica, espacial, ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
A Juventude e a Apropriação da Cidade: Rodas culturais na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Essa pesquisa tem como objetivo apresentar algumas reflexões produzidas a partir de investigações acerca dos processos socioculturais e das intertextualidades que relacionam as especificidades da juventude, a ... -
A Literatura Fantástica como suporte criativo para as artes visuais
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O seguinte trabalho apresenta o memorial descritivo que explora as possibilidades criativas dentro do campo de produção de imagens a partir da leitura de treze contos do gênero de horror/terror, criando assim um mundo à ... -
Os memes em sala de aula como ferramenta para promoção de multiletramentos
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula que utiliza memes como ferramenta pedagógica nas disciplinas de História e das humanidades para alunos do ensino fundamental II. No cenário atual, onde as tecnologias ...