• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula

Thumbnail
Visualizar/Abrir
[LEITE] Gamificando Relações de Gênero na História.pdf (741.9Kb)
Data
2024
Autor
Leite, Ana Carolina Pessoa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio da Gamificação. Pesquisas mais recentes apontam algumas dificuldades vivenciadas por professores na disciplina de História, uma vez que vem sendo observada entre diferentes grupos de estudantes uma tendência para incompreensão da importância de se conhecer e estudar a história. Dentre as inúmeras temáticas possíveis a serem trabalhadas nas aulas de História, escolhi abordar a participação das mulheres do povo na Revolução Francesa e a partir desse tema realizar uma análise sobre como diferentes relações de gênero são construídas ao longo da história. Tais relações de gênero muitas vezes gerou o apagamento da participação feminina tanto nas aulas de História, quanto na formação docente. O objetivo, portanto, é considerar de que maneira os princípios da gamificação podem tornar as aulas de história mais convidativas e participativas, com destaque para o protagonismo do estudante. Ao fim desta discussão, é proposta uma atividade que pode ser trabalhada com os discentes de maneira ativa e participativa, a partir da criação de roteiros de game, analisando diferentes relações de gênero na história e a promoção de um uso crítico das fontes e plataformas da internet.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1373
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV