Trabalhos de Conclusão de Cursos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 532
-
Utilização de aulas experimentais a partir de recursos audiovisuais durante a pandemia da covid-19: uma proposta para o ensino de eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2022-02-22)Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas instituições de ensino pelo mundo, com a finalidade de minimizar a transmissão do vírus, tiveram de adotar o ensino remoto emergencial, que é um sistema de ... -
Rompimento de barreiras atitudinais na formação de professores: uma proposta para a capela e trilho de ar.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-01)O Brasil conta com uma legislação muito ampla que garantem às pessoas com deficiências (PCDs) acesso a todos os serviços básicos, fato que nos últimos anos tem auxiliado a crescente tendência de promoção para elas. No ... -
O impacto do Curso de Licenciatura em Química - IFRJ Campus Duque de Caxias na trajetória formativa dos estudantes periféricos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-08)A democratização no ensino superior não deve ser estudada apenas pela lógica da garantia do acesso, uma vez que políticas devem fomentar também a permanência e êxito dos estudantes. A desigualdade de oportunidades é vista ... -
Evolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-01)O Ensino de Química tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de questionamento e criticidade, reconhecendo e compreendendo o seu papel de cidadão frente às transformações químicas decorrentes dos processos ... -
O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-19)O uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias na vida de muitos estudantes é uma realidade que ... -
A importância do ensino de Ciências para a Educação Infantil.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-05)O presente trabalho foi realizado na Creche Municipal Poetisa Cecília Meireles, com três turmas de alunos na faixa etária de 3 anos e tem por objetivo destacar a importância da utilização de atividades pedagógicas e ... -
Aplicação de estatísticas para análises de resultados em Química Analítica Quantitativa: utilização de tema gerador
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um projeto de pesquisa multidisciplinar desenvolvido no curso técnico de Química do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de ... -
Analise fitoquímica qualitativa: uma abordagem temática para prática experimental.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-17)Este trabalho teve como objetivo uma proposta para o ensino de química por meio de aulas experimentais de Química Orgânica, abordando a temática sobre Produtos Naturais, em especial plantas de uso cotidiano, trazendo uma ... -
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ... -
Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-09-04)A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada, gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o ... -
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ... -
Criação de um questionário para avaliar crenças e atitudes de fisioterapeutas neurofuncionais diante de sequelas sensitivas: um estudo qualitativo.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)INTRODUÇÃO: Embora a probabilidade de ocorrer deficiências somatossensoriais em decorrência de lesões encefálicas seja elevada, na literatura, comparativamente às sequelas motoras, pouca atenção é dada à abordagem ... -
Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ... -
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude
(2021-02-21)O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
(2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Papel da fisioterapia no transplante pulmonar: elaboração de um fluxo de encaminhamento de pacientes com DPOC atendidos no serviço de média complexidade para o hospital de referência no Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a terceira causa de morte no mundo, cenário que acarreta em grandes impactos no sistema de saúde e na qualidade de vida da população. Nos casos dos pacientes com DPOC em ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
(2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ... -
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, ... -
Guia didático – método JIGSAW aplicado a cinética química: fatores relacionados a velocidade de reações químicas
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-13)Este trabalho propõe a divulgação de forma orientada de uma metodologia de ensino pouco conhecida. Com esta perspectiva, foi elaborado o guia didático ‘Cinética Química – Fatores que influenciam na velocidade das reações ... -
Estratégias de educação em dor para crianças: uma revisão de escopo.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: Educação em Neurociência da Dor (END) é um recurso utilizado em adultos com dor crônica, com objetivo de diminuir o valor de ameaça por meio de modificações comportamentais. Apesar da dor crônica ser prevalente ...