Estratégias de ensino para a promoção do letramento digital de pessoas idosas: um relato de experiência
Resumo
No panorama contemporâneo, o crescimento da população idosa concomitante ao
avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) evidenciam a
necessidade de programas de letramento digital para sanar a lacuna digital,
decorrente desses dois fenômenos, entre a geração mais nova e mais velha. Neste
cenário, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na
condução de oficinas de letramento digital e as diferentes estratégias utilizadas
durante o processo de ensino-aprendizagem das competências digitais por pessoas
idosas. A elaboração do relato de experiência foi realizada através da consulta de
observações feitas em diários de campo reflexivos baseados no Arco de Maguerez e
as lembranças acerca dos encontros. Os obstáculos vivenciados eram representados
por distratores ambientais (televisões/rádios ligados e interrupção de terceiros durante
os encontros), pela complexidade da função ou insuficiência das configurações do
aparelho. No entanto, diferentes estratégias eram pensadas para superar as barreiras,
tais como a adoção de exercícios para fixar o conteúdo e a escolha da conduta de
ensino respeitando o estilo de aprendizagem de cada aluno. Pôde-se observar que,
apesar das barreiras ambientais encontradas em cada oficina, as estratégias
facilitadoras adotadas foram potencializadoras para a aprendizagem das tecnologias
digitais.