• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de ensino para a promoção do letramento digital de pessoas idosas: um relato de experiência

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Maria Luísa Xavier de Oliveira (750.7Kb)
Data
2024
Autor
Oliveira, Maria Luísa Xavier de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No panorama contemporâneo, o crescimento da população idosa concomitante ao avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) evidenciam a necessidade de programas de letramento digital para sanar a lacuna digital, decorrente desses dois fenômenos, entre a geração mais nova e mais velha. Neste cenário, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na condução de oficinas de letramento digital e as diferentes estratégias utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem das competências digitais por pessoas idosas. A elaboração do relato de experiência foi realizada através da consulta de observações feitas em diários de campo reflexivos baseados no Arco de Maguerez e as lembranças acerca dos encontros. Os obstáculos vivenciados eram representados por distratores ambientais (televisões/rádios ligados e interrupção de terceiros durante os encontros), pela complexidade da função ou insuficiência das configurações do aparelho. No entanto, diferentes estratégias eram pensadas para superar as barreiras, tais como a adoção de exercícios para fixar o conteúdo e a escolha da conduta de ensino respeitando o estilo de aprendizagem de cada aluno. Pôde-se observar que, apesar das barreiras ambientais encontradas em cada oficina, as estratégias facilitadoras adotadas foram potencializadoras para a aprendizagem das tecnologias digitais.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1255
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV