• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Buscar 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Buscar
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Buscar
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Buscar

Mostrar filtros avanzadosOcultar filttos avanzados

Filtros

Use filtros para refinar sus resultados.

Mostrando ítems 1-10 de 12

  • Opciones de clasificación:
  • Relevancia
  • Título Asc
  • Título Desc
  • Fecha Asc
  • Fecha Desc
  • Resultados por página:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
Thumbnail

Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...
Thumbnail

O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química 

Mattos, Camila Silva (IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)
O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ...
Thumbnail

Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude 

Souza, Julio Cesar Rodrigues de (2021-02-21)
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ...
Thumbnail

A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos. 

Silva, Talita Gonzaga da (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)
A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição ...
Thumbnail

Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado 

Grunewald, Thayse Goncalves (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ...
Thumbnail

Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores. 

Braga, Rafaella Marinho (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)
Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ...
Thumbnail

Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica. 

Carvalho, Evelyn Leal de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que ...
Thumbnail

Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro. 

Alves, Gleyce dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)
Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ...
Thumbnail

Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional. 

Andrade, Letícia Sant'Anna (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)
A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Descubre

AutorAlves, Gleyce dos Santos (1)Andrade, Letícia Sant'Anna (1)Braga, Rafaella Marinho (1)Carvalho, Evelyn Leal de (1)Ferreira, Erica Maia (1)Grunewald, Thayse Goncalves (1)Lopes, Jose Victor Pereira (1)Mattos, Camila Silva (1)Santos, Acotirene Carvalho dos (1)Santos, Danilo Minto dos (1)... másMateria
Licenciatura em Química - Campus Duque de Caxias (12)
Química - Estudo e ensino (4)Abordagem - ciência - tecnologia - sociedade (1)Ausubel, David Paul, 1918- (1)Avaliação sensorial - Paladar (1)Carvão (1)Ciência (1)Educação de Jovens e Adultos (1)Ensino de Química (1)Ensino de química - Experimentação (1)... másFecha2021 (6)2023 (3)2017 (1)2018 (1)2019 (1)Has File(s)Yes (12)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV