Navegação por assunto "Professores - Formação"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Ambientaç@o : Sociedade, Tecnologia, Ambiente e Ação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: TRAJANO, Silvia Cristina de Souza. Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental. ... -
Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ... -
(Des)construção de imagens da matemática e de quem a pratica: um olhar da literatura, dos(as) estudantes da EJA e da prática de sala de aula de um professor que atua na EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ... -
Diretriz curricular nacional na organização dos cursos técnicos nos institutos federais: o curso de química como estudo de caso
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: PIMENTEL, Carolina Lima. Um estudo de caso sobre a adequação dos cursos técnicos integrados de química à diretriz curricular nacional de 2012: contribuições para a formação continuada ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O documentário permite várias abordagens pedagógicas, e ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: TEIXEIRA, André Luiz de Oliveira. "Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos ; 2021. 102p. Dissertação (Mestrado ... -
Um estudo de caso sobre a adequação dos cursos técnicos integrados de química à diretriz curricular nacional de 2012: contribuições para a formação continuada de docentes da rede federal de ensino
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O Conselho Nacional de Educação é responsável por emanar a legislação complementar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que descrevem os princípios e os procedimentos a serem adotados pelos sistemas e instituições ... -
Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
A formação de professores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s): percepções dos professores quanto ao uso das TIC’s em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)As TIC’s são recursos tecnológicos que, se utilizadas de forma adequada em consonância com o projeto pedagógico da escola, contribuem para o compartilhamento de informação e construção da aprendizagem, conectando os ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim como a demanda da superação do isolamento ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: GUIMARÃES, Lucas Peres. História da Ciência nos anos iniciais: Possibilidades e limites em um processo formativo. Orientação: Denise Leal de Castro, 2022.181p. Tese (Doutorado Profissional em ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
O protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docente
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa ... -
O protagonismo docente em sua formação continuada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: NASCIMENTO, A. e L. do. O protagonismo do professor em sua formação continuada: possibilidades de uma trajetória autônoma na (re)construção identitária docente, 2023. 149 f. Tese (Doutorado em ... -
Química e formação pedagógica: um relato de experiência na Bancada de Pasteur do Museu da Vida Fiocruz
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Este trabalho de conclusão de curso relata a experiência obtida no estágio extracurricular realizado na Bancada de Pasteur, localizada no Museu da Vida, FIOCRUZ, durante o Programa de Divulgação Científica e Popularização ... -
Reconfigurações do projeto de extensão EEFD: baixada durante o período pandêmico covid-19.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-12-02)Este trabalho analisa como o projeto de extensão EEFD BAIXADA: Autonomia e Construção de Conhecimento se reconfigurou durante o período pandemico acarretada pela Covid-19 no ano de 2020. Como objetivos específicos ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, ...
