• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar por tema 
  •   DSpace Principal
  • Listar por tema
  •   DSpace Principal
  • Listar por tema
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar por tema "Ciências - Estudo e ensino"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 36

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Nunes, Márcia Regina de Moura; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ...
    • Atividades lúdicas: sistemas humanos em ação 

      Cunha, Elisangela de Souza; Vieira, Valéria da Silva (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Produto educacional da tese: CUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. ...
    • Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez 

      Costa, Iomar Maria Salina da (2024)
      Esta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental ...
    • Cartilha : desvelando o texto fílmico de produções audiovisuais sobre mudanças climáticas 

      Monterio, Sílvia Pinto (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: MONTEIRO, Sílvia Pinto. Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas: produção de uma cartilha a partir da sua análise fílmica. Orientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira. 2024. 84 f. ...
    • A ciência dos cheiros: uma sequência investigativa envolvendo órgãos dos sentidos 

      Faria, Flávia Fernanda Ferreira; Cardoso, Sheila Pressentin (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Produto educacional da dissertação: FARIA, Flávia Fernanda Ferreira. Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências Orientação: Sheila Pressentin Cardoso. 2024. 100 f. Dissertação ...
    • Ciência nas receitas afetivas : interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA 

      Abreu, Ellen de Oliveira (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência ...
    • Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital 

      Dutton, Dayenne (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da ...
    • Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital 

      Dutton, Dayenne; Vieira, Valéria da Silva (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: DUTTON, Dayenne. Coronaover: oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital. Orientador: Valéria da Silva Vieira. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional ...
    • Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica para o ensino de ciências no ensino fundamental 

      Morais, Eliete Monteiro de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O século XXI caracteriza-se por ser uma era marcada pela crescente informatização, onde ocorrem constantes e significativas transformações em todas as áreas do conhecimento. Essas mudanças demandam indivíduos cada vez mais ...
    • Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa 

      Augustinho, Elizabeth (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      Produto educacional da tese: Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ...
    • Desastres socioambientais de ampla magnitude : implicações para o curso de TST : sudeste brasileiro : 2011 a 2021 

      Nascimento, Patricia (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)", defendida em 22 de maio de ...
    • Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021) 

      Nascimento, Patrícia Maria Pereira do (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ...
    • Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica 

      Veras, Priscila da Paixão Silva; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental ...
    • Educação ambiental crítica em resíduos sólidos : discussões para irem além da reciclagem 

      Veras, Priscila da Paixão Silva; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). ...
    • Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ...
    • Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ...
    • Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático 

      Delgado, Fabíola da Silva Prado (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Lecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas ...
    • Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático 

      Delgado, Fabíola da Silva Prado; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: DELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional ...
    • Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências 

      Fraga, Vinicius Munhoz; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ...
    • Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências 

      Pinto, Maria José Barbosa; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV