Navegação por assunto "Ciências - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ... -
Atividades lúdicas: sistemas humanos em ação
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da tese: CUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. ... -
Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez
(2024)Esta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental ... -
Cartilha : desvelando o texto fílmico de produções audiovisuais sobre mudanças climáticas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MONTEIRO, Sílvia Pinto. Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas: produção de uma cartilha a partir da sua análise fílmica. Orientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira. 2024. 84 f. ... -
A ciência dos cheiros: uma sequência investigativa envolvendo órgãos dos sentidos
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: FARIA, Flávia Fernanda Ferreira. Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências Orientação: Sheila Pressentin Cardoso. 2024. 100 f. Dissertação ... -
Ciência nas receitas afetivas : interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência ... -
Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da ... -
Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: DUTTON, Dayenne. Coronaover: oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital. Orientador: Valéria da Silva Vieira. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica para o ensino de ciências no ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O século XXI caracteriza-se por ser uma era marcada pela crescente informatização, onde ocorrem constantes e significativas transformações em todas as áreas do conhecimento. Essas mudanças demandam indivíduos cada vez mais ... -
Desastres socioambientais de ampla magnitude : implicações para o curso de TST : sudeste brasileiro : 2011 a 2021
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)", defendida em 22 de maio de ... -
Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ... -
Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental ... -
Educação ambiental crítica em resíduos sólidos : discussões para irem além da reciclagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). ... -
Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ... -
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Lecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: DELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ...