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dc.contributor.advisorSantos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
dc.date.accessioned2024-06-06T14:50:53Z
dc.date.available2024-06-06T14:50:53Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFONSECA, Douglas Melo da. Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/860
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e professores, mas também discutir como esse processo de politização pode ocorrer tendo com o hipótese de que a educação popular atua na formação crítica dos estudantes, construindo não somente conhecimentos pedagógicos, mas também uma identidade militante nos atores envolvidos nesse cenário educacional (estudantes e professores) e que educação popular não se restringe ao espaço físico em que é desenvolvido, mas também “ultrapassa os muros da instituição escolar” tendo impacto político-social na comunidade que está inserida, transformando a percepção social, a análise crítica e mobilizando politicamente, oferecendo recursos para a construção do poder popular. Para isso foi realizado um estudo sobre definições e histórico da educação popular e um estudo histórico e do presente do Pré-vestibular Comunitário Machado de Assis, no Morro da Providência -RJ. Como percurso metodológico foi realizada uma pesquisa aplicada qualitativa descritiva, com o intuito de analisar o contexto em que pré-vestibulares comunitários estão inseridos, como estes atuam na formação político-social de estudantes e professores, além de observar o papel da química como ciência na educação popular. Para seleção das publicações utilizadas nessa análise, foi realizado primeiramente um levantamento nas plataformas científicas online Google Acadêmico e Scielo de publicações no período de 10 anos (2012 - 2022) utilizando as palavras-chave pré-vestibular comunitário, educação popular, ciência e educação popular, química e educação popular. Após isso foi realizada uma seleção final fazendo a leitura do resumo destas e observando quais se enquadravam melhor nos objetivos deste trabalho, analisando se respondia pelo menos em partes as perguntas sobre o contexto em que estes espaços estão inseridos e como atuam nele, além de falar sobre a função do ensino de ciências na educação popular. Como resultados foi possível observar ralações entre institucionalidade e militância, a função dos pré-vestibulares comunitários frente ao ENEM, questões sobre educar para um saber científico e a influência da educação popular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectPré-vestibular comunitário; Educação popular; Ciência e educação popular; Química e educação popular; Educação e poder popular.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::MATHEMATICSpt_BR
dc.titleEducação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular.pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Douglas Melo da
dc.typeTCCpt_BR


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