dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação
popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e
professores, mas também discutir como esse processo de politização pode ocorrer
tendo com o hipótese de que a educação popular atua na formação crítica dos
estudantes, construindo não somente conhecimentos pedagógicos, mas também
uma identidade militante nos atores envolvidos nesse cenário educacional
(estudantes e professores) e que educação popular não se restringe ao espaço
físico em que é desenvolvido, mas também “ultrapassa os muros da instituição
escolar” tendo impacto político-social na comunidade que está inserida,
transformando a percepção social, a análise crítica e mobilizando politicamente,
oferecendo recursos para a construção do poder popular. Para isso foi realizado um
estudo sobre definições e histórico da educação popular e um estudo histórico e do
presente do Pré-vestibular Comunitário Machado de Assis, no Morro da Providência
-RJ. Como percurso metodológico foi realizada uma pesquisa aplicada qualitativa
descritiva, com o intuito de analisar o contexto em que pré-vestibulares comunitários
estão inseridos, como estes atuam na formação político-social de estudantes e
professores, além de observar o papel da química como ciência na educação
popular. Para seleção das publicações utilizadas nessa análise, foi realizado
primeiramente um levantamento nas plataformas científicas online Google
Acadêmico e Scielo de publicações no período de 10 anos (2012 - 2022) utilizando
as palavras-chave pré-vestibular comunitário, educação popular, ciência e educação
popular, química e educação popular. Após isso foi realizada uma seleção final
fazendo a leitura do resumo destas e observando quais se enquadravam melhor nos
objetivos deste trabalho, analisando se respondia pelo menos em partes as
perguntas sobre o contexto em que estes espaços estão inseridos e como atuam
nele, além de falar sobre a função do ensino de ciências na educação popular.
Como resultados foi possível observar ralações entre institucionalidade e militância,
a função dos pré-vestibulares comunitários frente ao ENEM, questões sobre educar
para um saber científico e a influência da educação popular. | pt_BR |