Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular.
Resumen
Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação
popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e
professores, mas também discutir como esse processo de politização pode ocorrer
tendo com o hipótese de que a educação popular atua na formação crítica dos
estudantes, construindo não somente conhecimentos pedagógicos, mas também
uma identidade militante nos atores envolvidos nesse cenário educacional
(estudantes e professores) e que educação popular não se restringe ao espaço
físico em que é desenvolvido, mas também “ultrapassa os muros da instituição
escolar” tendo impacto político-social na comunidade que está inserida,
transformando a percepção social, a análise crítica e mobilizando politicamente,
oferecendo recursos para a construção do poder popular. Para isso foi realizado um
estudo sobre definições e histórico da educação popular e um estudo histórico e do
presente do Pré-vestibular Comunitário Machado de Assis, no Morro da Providência
-RJ. Como percurso metodológico foi realizada uma pesquisa aplicada qualitativa
descritiva, com o intuito de analisar o contexto em que pré-vestibulares comunitários
estão inseridos, como estes atuam na formação político-social de estudantes e
professores, além de observar o papel da química como ciência na educação
popular. Para seleção das publicações utilizadas nessa análise, foi realizado
primeiramente um levantamento nas plataformas científicas online Google
Acadêmico e Scielo de publicações no período de 10 anos (2012 - 2022) utilizando
as palavras-chave pré-vestibular comunitário, educação popular, ciência e educação
popular, química e educação popular. Após isso foi realizada uma seleção final
fazendo a leitura do resumo destas e observando quais se enquadravam melhor nos
objetivos deste trabalho, analisando se respondia pelo menos em partes as
perguntas sobre o contexto em que estes espaços estão inseridos e como atuam
nele, além de falar sobre a função do ensino de ciências na educação popular.
Como resultados foi possível observar ralações entre institucionalidade e militância,
a função dos pré-vestibulares comunitários frente ao ENEM, questões sobre educar
para um saber científico e a influência da educação popular.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Educação Ambiental e Educação Popular : a construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Classe Popular Pré-técnica do bairro Centenário em Duque de Caxias-RJ
Mendes, Alessandro Sebastião Velho (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a construção de um Projeto Eco-Político-Pedagógico, com um viés interdisciplinar para a Educação Ambiental, a partir da experiência da Classe Popular do bairro ... -
Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.
Vieira, Rodrigo Magalhães (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-14)O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que ... -
A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6°ano do ensino fundamental
Souza, Marcelo Oliveira de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-11)Os jogos populares são praticados no cotidiano da vida das pessoas. Muitas vezes é um conteúdo desenvolvido pelas aulas de educação física escolar, principalmente na educação infantil e no primeiro segmento do ensino ...