Educação Ambiental e Educação Popular : a construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico da Classe Popular Pré-técnica do bairro Centenário em Duque de Caxias-RJ
Abstract
O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a construção de um Projeto Eco-Político-Pedagógico, com um viés interdisciplinar para a Educação Ambiental, a partir da experiência da Classe Popular do bairro Centenário da cidade de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro. Entre os debates sobre pobreza, degradação ambiental e os seus impactos sobre as condições de vida da população do bairro Centenário, pretende qualificar os estudantes para o acesso às escolas técnicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e também para as universidades públicas. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica referente à educação pública e educação popular, oficina participativa com os professores da Classe Popular, como campo de pesquisa sobre as narrativas do cotidiano da Classe Popular. O estudo parte de que é preciso construir um projeto alternativo e popular de educação informal na referida comunidade, a partir da análise da exclusão dos jovens nas instituições públicas federais de educação instaladas no município de Duque de Caxias, em consonância com a complexidade dos problemas ambientais que o bairro Centenário vem sofrendo desde a sua formação. Para compreender os processos educacionais, sociais e ambientais, foi necessário também compreender o seu entorno. Deste modo, mergulhamos na história do bairro Centenário, no avanço da desigualdade social, ambiental e cultural na comunidade. Adotamos como suporte teórico-metodológico Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros autores que contribuíram com suas reflexões ao longo desse trabalho nos incentivando a pensar a relação existente entre educação, justiça ambiental, racismo ambiental, trabalho e a importância da escola pública.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil
Bruno Filho, Paulo Célio Barros (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular.
Fonseca, Douglas Melo da (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e professores, mas também discutir como esse processo de politização ... -
A produção sobre saberes docentes na eduação física.
Santos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-12-20)O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do ...