Browsing Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências by Title
Now showing items 38-57 of 61
-
Jogo Escape Room : Covid 19
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: MORAIS, E. M. de. Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica e ensino de ciências no ensino fundamental, 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ... -
Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ... -
Leitura e produção de textos no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: SANTOS, F. C. dos. Leitura e produção de textos no ensino de ciências: uma contribuição para alfabetização científica, 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ... -
Os manguezais e a Baixada Fluminense : uma sequência didática sobre as questões ambientais locais
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação : O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto ... -
Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta pesquisa investigou como abordar a sexualidade na escola pode promover o respeito à diversidade sexual e de gênero. Foram criados três artigos: o primeiro analisou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a ... -
Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos ... -
Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão ... -
O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o ... -
Pistas químicas : guia do professor
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: PINHEIRO, A. R. Pistas químicas: um jogo didático para o ensino de química, 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de ... -
Pistas químicas : um jogo didático para o ensino de química
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa apresentada teve por objetivo geral desenvolver um jogo didático baseado na resolução de casos investigativos, levando o estudante a discutir, utilizar e correlacionar conceitos de química geral, revendo conteúdos ... -
Pode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para ... -
Professor coformador e identidade docente : aspectos formativos e professores de Ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de ... -
Propostas didáticas de química na EJA : sugestões de abordagens temáticas utilizando memes
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: ALVES, T. R. de S. Memes de química no EJA: usando os três momentos pedagógicos. 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ... -
O protagonismo do professor em sua formação continuada : possibilidades de uma trajetória autônoma da (re)construção identitária docente
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente Tese aborda a criação de um curso de formação continuada em formato de extensão denominado "Formação Docente na Contemporaneidade. "Este curso é apresentado como um Produto Educacional (PE) resultante da pesquisa ... -
O protagonismo docente em sua formação continuada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: NASCIMENTO, A. e L. do. O protagonismo do professor em sua formação continuada: possibilidades de uma trajetória autônoma na (re)construção identitária docente, 2023. 149 f. Tese (Doutorado em ... -
Roteiro para visitas a museus : roteiro de visitação a museus de ciências na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: SILVA, D. N. da. Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de ciências) ... -
Sabores e saberes da EJA : uma abordagem interdisciplinar da ciência a partir de receitas afetivas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: ABREU, E. de O. Ciência nas receitas afetivas: interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA, 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino ... -
Sequência Didática Contar e encantar: Solo – A pele da Terra, o nosso lugar!
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental.2023. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Sequência didática geo-crítica-ambiental: caminho pedagógico para obter pensamento geográfico e crítica ambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: COSTA, Iomar Maria Salina da. Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez. Orientação: ... -
O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Com o intuito de promover ações que engajem a comunidade escolar, esta tese propõe o uso de metodologias diferenciadas para despertar o interesse e incentivar o envolvimento dos alunos no contexto educacional. O estudo, ...