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Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências

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Flávia Fernanda Perreira Faria - Dissertação (3.077Mb)
Data
2024
Autor
Faria, Flávia Fernanda Ferreira
Metadata
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Resumo
A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão sobre a nova configuração do currículo de ciências. Nessa perspectiva, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, cunho exploratório e envolvendo um estudo de caso, teve por objetivo desenvolver e avaliar as contribuições de uma sequência de ensino investigativo, em uma abordagem interdisciplinar de conceitos de Biologia e Química, envolvendo a temática perfumes e os objetos de conhecimento sistema nervoso e órgãos dos sentidos, com destaque para a olfação. A SEI foi desenvolvida como base nos temas geradores de Freire (2019) e o modelo proposto por Delizoicov et al. (2018), apresentando cinco etapas organizadas a partir de metodologias e recursos didáticos diversificados, como leitura, debate, visita virtual a museu, modelos didáticos e atividades práticas, visando promover a problematização e a relação dos conteúdos abordados com o cotidiano dos alunos, sendo aplicada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Barra Mansa/RJ, envolvendo 32 alunos com idade entre 11 e 12 anos . A temática gerou nos alunos curiosidade acerca de como o olfato é percebido, os mecanismos realizados pelo nosso corpo e as estruturas mobilizadas, sendo este fato importante, pois o olfato é um sentido essencial para a manutenção da vida. Ao longo da aplicação da SEI identificamos como pontos positivos o engajamento dos estudantes na realização das etapas que envolviam o uso de tecnologias e atividades práticas, e como limitações a dificuldade em atividades baseadas na leitura, interpretação de texto e autorregulação. As atividades propostas foram consideradas relevantes e contribuíram para um melhor entendimento dos alunos sobre a temática abordada, em uma perspectiva investigativa e interdisciplinar, com os estudantes apontando que elas foram importantes para a aprendizagem dos objetos de conhecimento abordados. Como produto educacional foi desenvolvido um e-book destinado aos professores, que apresenta a sequência de ensino investigativo e um apanhado teórico envolvendo a BNCC, os órgãos dos sentidos, o ensino por investigação e a interdisciplinaridade, de modo a dar suporte aos docentes para que apliquem a SEI proposta em suas turmas.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1356
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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