• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 40-59 de 71

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa; Castro, Denise Leal (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ...
    • A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro ...
    • Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ...
    • Jogo Escape Room : Covid 19 

      Morais, Eliete Monteiro de; Vieira, Valéria da Silva (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: MORAIS, E. M. de. Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica e ensino de ciências no ensino fundamental, 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...
    • Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica 

      Santos, Françoaria Correa dos (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ...
    • Leitura e produção de textos no ensino de ciências 

      Santos, Françoária Corrêa dos; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: SANTOS, F. C. dos. Leitura e produção de textos no ensino de ciências: uma contribuição para alfabetização científica, 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...
    • Link canal Educação Ambiental para Iniciantes 

      Carvalho, Cristiano Ramos de (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ...
    • Os manguezais e a Baixada Fluminense : uma sequência didática sobre as questões ambientais locais 

      Peres, Kaio Cesar de Azevedo; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação : O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto ...
    • Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual 

      Marins, Ivo; ; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta pesquisa investigou como abordar a sexualidade na escola pode promover o respeito à diversidade sexual e de gênero. Foram criados três artigos: o primeiro analisou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a ...
    • Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos 

      Alves, Thiago Rodrigues de Sá (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos ...
    • Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida 

      Oliveira, Amanda Fernandes (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ...
    • Nota técnica para orientar grupos de trabalho para revisão de PPC e matriz curricular de licenciaturas em matemática 

      Silva, Cintia dos Santos (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      Produto educacional da dissertação A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado ...
    • Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências 

      Faria, Flávia Fernanda Ferreira (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão ...
    • O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba 

      Castello Branco, Soraya Miranda; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o ...
    • Pistas químicas : um jogo didático para o ensino de química 

      Pinheiro, Adriana Ribeiro (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A pesquisa apresentada teve por objetivo geral desenvolver um jogo didático baseado na resolução de casos investigativos, levando o estudante a discutir, utilizar e correlacionar conceitos de química geral, revendo conteúdos ...
    • Pistas químicas: guia do professor 

      Pinheiro, Adriana Ribeiro; Cardoso, Sheila Pressentin (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da tese: PINHEIRO, A. R. Pistas químicas: um jogo didático para o ensino de química, 2024. 199 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal de ...
    • Pode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências 

      Simões, Roberta (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para ...
    • Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil 

      Lima, Valéria da Silva (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ...
    • Professor coformador e identidade docente : aspectos formativos e professores de Ciências 

      Magalhães, Vitor (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da tese: SANTOS, Victor Hugo Paes de Magalhães dos. A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio de Estágio Supervisionado. Orientador: Denise Leal de ...
    • Propostas didáticas de química na EJA : sugestões de abordagens temáticas utilizando memes 

      Alves, Thiago Rodrigues de Sá; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: ALVES, T. R. de S. Memes de química no EJA: usando os três momentos pedagógicos. 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV