Browsing Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação by Subject "Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias"
Now showing items 1-13 of 13
-
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ... -
Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ... -
O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ... -
Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ... -
Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-11-27)O presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas ... -
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ... -
Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ... -
Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ... -
Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ... -
Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-03)A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória ... -
Química dos cosméticos: construção de um material didático para professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-02-03)Desde o advento da globalização, o mundo passa por transformações impactando diretamente o ensino brasileiro. Nesse contexto, se faz necessária a constante atualização da formação docente a fim de promover a inserção de ... -
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à construção ... -
O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-27)Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar ...