Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 243
-
Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Só mais um Silva ou o dia em que virei cidadão: Perspectivas Autobiográficas sobre Juventudes e Construção de Identidades
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo apresentar perspectivas autobiográficas sobre a construção das identidades, por meio de narrativas exclusivas de três jovens oriundos da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, que ... -
Curso de Extensão “Outras Histórias da Arte: propondo reflexões críticas sobre a produção visual contemporânea nas periferias”
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca problematizar as produções do cenário contemporâneo das artes visuais da/e na Baixada Fluminense, com enfoque nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo. O projeto tem como proposta o fortalecimento ... -
Produção do Curta-Documentário entre Músicos e Pavões, O Choro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O memorial descritivo apresentado relata o processo de produção do curta-documentário intitulado Entre músicos e pavões, o choro que versa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento das atividades de um movimento ... -
O que sabemos e como sabemos sobre África? - Experiências da docência no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Ao direcionar a experiência docente, aporte teórico, e abordagens no livro didático sobre o continente africano, foi possível constatar a contradição escalar de um espaço geográfico múltiplo em seus contextos e tempos ... -
Afetos Revolucionários: Microbiografias de uma Revolução Periférica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Este Memorial Descritivo apresenta o processo de elaboração e produção do livro Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica, que traz narrativas biográficas de Bia Pimenta, Danielle Francisco e ... -
O Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Nesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. ... -
Reflexões sobre o programa Formação de Plateia do Theatro Municipal
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as ações de formação de público, da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tendo como foco estratégias de mediação cultural que visam à sustentabilidade artística ... -
Elaboração do jogo “Microamigos” como estratégia problematizadora do tema microbiota para o ensino fundamental II.
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2016)A Educação em Saúde consiste em atividades que são planejadas e organizadas, dentro do currículo escolar, que estão ligadas ao ensino aprendizagem de temas que possuem relação com a Saúde. As atividades de Educação em Saúde ... -
A Literatura Fantástica como suporte criativo para as artes visuais
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O seguinte trabalho apresenta o memorial descritivo que explora as possibilidades criativas dentro do campo de produção de imagens a partir da leitura de treze contos do gênero de horror/terror, criando assim um mundo à ... -
Boneca Abayomi: cultura afro-brasileira nas escolas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O Brasil é um país que possui uma grande variedade cultural. No entanto, os espaços educacionais nem sempre trabalham as diferentes culturas que estão presentes na sociedade. O propósito desta pesquisa foi investigar ... -
Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores ... -
Ere Muyá: Histórias da Cobra Grande
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Pesquisa teórica e prática com vistas à produção de uma performance artística acerca da Cobra Grande enquanto figura mitológica que permeia o imaginário popular brasileiro e de outras culturas relacionando-se aos mitos ... -
Arte das Quebradas: Mostra Artística e Cultural da Periferia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)O presente memorial descritivo do produto cultural realizado visa descrever o processo da criação, produção e realização de uma Mostra artística e cultural com apresentação de diversas linguagens; entre elas: fotografia, ... -
O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Neste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais, refletindo acerca das representações geradas a partir desta ... -
A Juventude e a Apropriação da Cidade: Rodas culturais na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Essa pesquisa tem como objetivo apresentar algumas reflexões produzidas a partir de investigações acerca dos processos socioculturais e das intertextualidades que relacionam as especificidades da juventude, a ... -
Cultura Empreendedora: uma oficina sobre empreendedorismo e produção cultural
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Em 2008 o Congresso instituiu a Lei Complementar nº 128 com uma nova forma de tributação jurídica para pequenas empresas. O regime SIMEI - Simples Nacional para o microempreendedor foi desenhado para possibilitar a ... -
Ondas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)A presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia, política, noções sobre cidade, ... -
Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio ... -
Análise dos principais dispositivos de controle ambiental em postos de combustíveis
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Os postos de combustíveis são estabelecimentos com atividades potencialmente poluidoras, principalmente pelo fato de prestarem serviços como: estocagem de combustíveis, lavagem de carros, troca de óleos lubrificantes entre ...
