Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 171
-
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ... -
Acessibilidade nos Centros e Museus de Ciências do Rio de Janeiro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo investiga as estratégias de acessibilidade adotadas por três Centros e Museus de Ciências no Rio de Janeiro para atender às necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, ... -
A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho descreve o processo de criação de um site, que tem como intuito ser um repositório digital para modelos produzidos para a impressora 3D e materiais complementares, que visam a inclusão de alunos com TEA ... -
Impacto do Rioeduca na TV no ensino de Ciências na rede municipal do Rio de Janeiro
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2023)O Ensino de Ciências pode ser definido como um campo de pesquisa diferenciado por abordagens que se modificam de acordo com o contexto histórico, econômico e social em que está inserido. Neste contexto, o distanciamento ... -
Uso do “Jogo Quem Sou Eu?” como facilitador da aprendizagem – uma experiência com uma turma de Ensino Técnico Profissionalizante
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)O uso de jogos sempre esteve presente no universo infanto-juvenil, e, também, entre o público adulto, pois eles fazem parte da cultura da humanidade. O jogo possui quatro características: a liberdade, a evasão da realidade, ... -
Modelo didático de uma flor, abordagem pedagógica – uma experiência em turmas do Ensino Médio.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)No processo de ensino aprendizagem muitos professores enfrentam o desafio de abordar teorias e ensiná-las. Com isso, percebe-se um esforço por parte dos futuros professores para melhorar cada dia mais sua técnica ou forma ... -
O uso do ChatGPT para simular as respostas de alunos de ensino médio a um questionário sobre Mídias Sociais no Ensino de Ciências.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2023)As tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem como objetivo englobartodos os recursos tecnológicos que possam contribuir na transmissão de informações,facilitando a comunicação entre os indivíduos na sociedade. ... -
Elaboração de Tik Tok sobre a temática hormônios: alunos do ensino fundamental no caminho da aprendizagem significativa.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)A escola é um importante campo de socialização do adolescente e pode ser responsável por abrir discussões sobre assuntos que permeiam a puberdade de forma mais crítica e ampla, com temas que promovam aceitação e autoconhecimento. ... -
Levantamento de medidas de redução de uso de água por indústrias hidrointensivas localizadas na Região Hidrográfica II (RHII - Guandu) do Estado do Rio de Janeiro, a partir da crise hídrica de 2014-2015
(IFRJ Campus Nilópolis, 2022)A crise hídrica tem se revelado nas últimas décadas como um grave problema que já atinge diversos países em praticamente todos os continentes, tornando-se um fenômeno com impactos imensuráveis e de proporções globais, ... -
Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em instituições educacionais e sua relação com a Educação Ambiental (EA): um diagnóstico norteador para o IFRJ Campus Niterói
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A produção de resíduos sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade. No Brasil milhares de toneladas de resíduos sólidos são geradas diariamente. Lixões ainda não foram totalmente extintos e a coleta seletiva ainda é ... -
Análise do impacto da implementação do Lean Six Sigma na indústria farmacêutica: um estudo de revisão sistemática
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O Lean Six Sigma (LSS) emergiu como uma abordagem eficaz para otimizar processos e reduzir desperdícios no início dos anos 2000. A combinação das filosofias Lean e Six Sigma foi formalizada e promovida por consultorias e ... -
Mapeamento e identificação dos determinantes dos agrupamentos dos serviços médicos particulares através do site/app Doctoralia
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O acesso à saúde é um aspecto fundamental para a garantia da qualidade de vida da população. Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, destaca-se por ser uma das cidades com maior IDH do país e proporção ... -
Implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública em articulação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável : estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Niterói
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A pesquisa em foco busca contribuir com a adequação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Niterói a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), em alinhamento com os ... -
O Plano de Gestão de Logística Sustentável nas Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O atual sistema de gestão mundial tem promovido uma crescente demanda por recursos naturais e, por consequência, seu esgotamento, dentre outros impactos ambientais negativos. Nessa conjuntura, as organizações buscam elaborar ... -
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ... -
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ... -
Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Durante a pandemia de COVID-19, a transição do ensino presencial para o virtual representou um desafio significativo para os educadores. Este estudo investigou as narrativas de professores que enfrentaram essa transição ... -
Impacto do saneamento básico na saúde e educação da população das diferentes regiões brasileiras
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)As diferenças existentes entre as regiões brasileiras, entre outras características, também abrangem os aspectos do saneamento básico. O panorama sanitário pode interferir diretamente sobre as condições de saúde da população ...